UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/07/2007 - 11h56

Fãs de Harry Potter destratam Pan e planejam "fuga" para SP

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

"Não agüento mais esse Pan. Quero esquecer disso e pensar só no Harry Potter." A frase, dita com propriedade e uma varinha mágica empunhada, causa rebuliço entre os amigos de fila do cinema do Barra Shopping. "O Pan deixou o Rio insuportável. É muita gente e muito trânsito, a cidade nunca foi assim."

Fernanda Brambilla/UOL
Aficcionados do bruxinho Harry Potter destratam Pan e planejam "fuga" para SP...
Divulgação
...tudo porque querer assistir a estréia do 5º filme, "Harry Potter e a Ordem da Fênix",
Arthur Zozilo, 17, é um dos mais animados na noite da quarta-feira no BarraShopping, ponto de encontro dos aficcionados do bruxo Harry Potter para a estréia do quinto filme da série, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", baseado no livro homônimo da inglesa J. K. Rowling. Até a noite da quarta-feira, o UCI ainda não tinha um balanço de ingressos vendidos, mas confirmou que todas as salas do filme tiveram sessões esgotadas.

"Que Pan o quê? Eu troco o Pan pelo Harry Potter, fácil. Nem tem o que discutir", diz Zozilo. Detalhadamente caracterizado como o bruxo, o estudante vestia, além de varinha e vassoura mágicas, um uniforme réplica da casa Grifinória da escola de magia de Harry Potter, com o brasão do colégio bordado na lapela. "É por isso que vou para São Paulo passar as férias. Vou é fugir desse Pan."

Após um breve duelo performático de varinhas mágicas, FranciscoTavares, 17, aprovou a idéia. "Vamos para São Paulo passar o mês de julho lá", contou. "Estamos fugindo do Rio e do Pan. O Pan deixou o Rio insuportável."

Entre os amigos, companheiros de viagem, a opinião era a mesma. "Pan eu vejo pela TV depois", argumentou Ilana Broitman, 16, que foi com as amigas de Niterói para assistir à estréia no shopping. "Compramos os ingressos há três semanas. Valeu a pena, foi o melhor da série, o melhor de todos os tempos."

Sentados no chão esperando a sessão das 20h50, os jovens sequer reclamavam das filas. "Matamos aula pra vir o mais cedo possível, estamos aqui desde cedo, chegamos ao meio-dia", diz, orgulhoso, Adison Ramos, 17. Discreto, exibia "apenas" uma gravata e um cachecol iguais aos de Harry Potter. "Li todos os livros, vi todos os filmes. Estou aguardando esse filme há dois anos", afirma Adison, que também faz careta quando questionado sobre os Jogos Pan-Americanos, que estréiam na sexta-feira. "Ah, nem me venha falar de Pan. Não estou nem aí pra isso, nem quero saber."

Ao lado de Adison, Thaíssa Resek, 21 anos. "Esse é o evento mais aguardado dos últimos anos, não tem como comparar com os Jogos de jeito nenhum", analisou, caracterizada como "Herminone", a protegonista feminina do filme, com direito a uma varinha mágica com luz azul. "Não que eu torça contra, nada disso. Até quero que o Brasil vá bem, claro, mas não vou ficar indo lá. Vou ficar bem longe, isso sim."

Sem se dar por vencida, a reportagem do UOL Esporte ainda tentou dissuadir o grupo. E se os amigos tivessem que escolher entre assistir à estréia do filme ou um jogo decisivo do Brasil, como uma final do vôlei masculino?

"Ah, aí...não sei", hesitou Ilana. "Não, fico com o Harry Potter. O Pan se precisar eu gravo, vai passar na TV muitas vezes depois. Vai ser difícil ficar sem ver."