UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

11/07/2007 - 20h13

Odepa inclui rúgbi e raquetebol e exclui futsal do próximo Pan

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A Assembléia Geral da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), que terminou nesta quarta-feira no Rio de Janeiro, excluiu o futsal da lista de esportes pan-americanos. Em compensação, modalidades como o rúgbi e o raquetebol voltaram ao programa dos Jogos.

Segundo o presidente Mario Vázquez Raña, o futsal foi excluído porque não cumpre as exigências necessárias na carta olímpica. "O futsal foi uma autorização especial dada para o Rio de Janeiro. Mas não podemos mantê-lo no Pan porque não cumpre as regras necessárias para isso", disse o presidente da Odepa, sem, no entanto, explicar objetivamente quais regras o esporte não cumpre.

A inclusão de modalidades no Pan de Guadalajara, em 2011, ainda é possível, mas Vázquez Raña deu a entender que as possibilidades do futsal são remotas. A Assembléia adicionou, além do raquetebol e do rúgbi, beisebol e softbol, que foram excluídos dos Jogos Olímpicos de 2012 e se despedem do programa olímpico em Pequim-2008.

"Eu quero Jogos Pan-Americanos melhores, mas nós temos a obrigação de administrar o esporte da melhor maneira. Não posso propor mais inclusões. Já temos os 28 esportes do currículo olímpico e hoje incluímos mais quatro. Gigantismo não é nossa intenção. Pouco pode ser bom", afirmou o mexicano.

A inclusão do futsal no Pan do Rio foi conseguida apenas depois de muita negociação do comitê organizador. O técnico da seleção, Paulo César de Oliveira, o PC, já previa a exclusão do esporte. No Rio 2007, a modalidade foi relegada a uma arena pequena, para apenas 3500 pessoas, no Riocentro. Os jogadores chegaram a reclamar.

Secretário geral do CO-Rio, Carlos Roberto Osório ainda acredita em uma mudança no quadro. Segundo ele, a "expectativa é que com o sucesso no Pan do Rio, o futsal pavimente o caminho para sua inclusão no Pan ou nas Olimpíadas no futuro".