UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

11/07/2007 - 22h21

Antidoping faz México excluir três atletas do Pan do Rio

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro

O México divulgou nesta quarta-feira a exclusão de três atletas da delegação que competirá nos Jogos Pan-Americanos do Rio, baseado no controle antidoping feito pelo comitê olímpico nacional. Os nomes dos flagrados nos exames não foram revelados.

Quatro anos depois de perder medalha de bronze no beisebol por culpa do doping, o país da América do Norte decidiu promover um maior pré-controle, realizando cerca de 700 testes. E a iniciativa surtiu efeito.

Os atletas excluídos do Pan do Rio pertenciam às equipes de atletismo, pentatlo moderno e levantamento de peso, modalidade que, ao lado do beisebol, recebeu atenção especial dos organizadores mexicanos.

Isso porque em 2003, em Santo Domingo, o arremessador Salvador Rodríguez testou positivo em exame antidoping. Na edição anterior, em Winnipeg, três jogadores, também do beisebol, recusaram-se a passar pelo teste e foram desclassificados.

O controle para evitar substâncias proibidas se intensificou em Pan-Americanos na edição de Caracas, em 1983. Desde então, inúmeros casos mancharam a história dos Jogos.

Na última edição, em Santo Domingo, o velocista norte-americano Mickey Grimer (efedrina), o argentino Ulf Lienhard, do remo e o mexicano Rodríguez, do beisebol, foram alguns dos flagrados.