UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

11/07/2007 - 20h46

Chávez recebe venezuelanos e cobra recorde no Pan

Das agências internacionais
Em Barinas (Venezuela)

A delegação da Venezuela que disputará os Jogos Pan-Americanos do Rio participou nesta quarta-feira, no estádio La Carolina, em Barinas, da cerimônia de entrega de bandeira com o presidente do país, Hugo Chávez.

O mandatário venezuelano, que se encontra na cidade devido à realização da Copa América de futebol, disse no evento que o esporte nunca havia alcançado nível competitivo como o atual.

Assim, de maneira sutil, cobrou um recorde de medalhas na história dos Jogos. Chávez declarou que a média de medalhas do país era de 500 em um ciclo olímpico e que agora, depois de seu governo, tal número já foi duplicado.

O esgrimista Silvio Fernández foi o responsável por receber a bandeira das mãos do presidente e o agradeceu pelo "investimento sem precedentes" que foi feito no esporte nos últimos anos.

Antes da cerimônia, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Nicolás Leoz, foi prestigiado pelo governo venezuelano com a ordem "Francisco de Miranda". No entanto, como Leoz está em Maracaibo, a homenagem foi recebida por Eugenio Figueredo, vice da Conmebol.

"Graças a vocês a Venezuela está realizando a Copa América, a melhor dos 90 anos de história da competição", disse Chávez, referindo-se ao torneio futebolístico em que o Brasil já assegurou vaga na final.