UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

10/07/2007 - 10h58

Esgrimista sofre perfuração pulmonar e vira dúvida para o Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro*

O esgrimista Ivan Schwantes, 27, sofreu uma perfuração pulmonar em treinamento da seleção brasileira nesta segunda-feira e ainda aguarda uma definição médica para saber se vai competir no Pan.

Flávio Florido/UOL
A lesão de Ivan Schwantes aconteceu em um golpe do seu irmão Ahtos (f) no treino
FIM DE TAPETÃO
A lesão de Ivan veio em um golpe durante atividade com seu irmão Ahtos, também da equipe que está no Rio de Janeiro. A espada quebrou no momento do ataque, e o toque aconteceu na axila direita.

O atleta, inscrito na prova de espada, foi levado ao Hospital Barra D'Or na noite de segunda e está sob observação. Ao final desta terça ou na quarta ele saberá se vai ter condição de competir. Seus familiares afirmaram que ele deve sair do hospital em breve e confiam em rápida recuperação.

"Foi uma fatalidade, algo bem difícil de acontecer. Se fosse para prever que ocorreria, seria uma chance em 10 mil. Foi algo que nunca vi", afirmou o técnico Alexandre Teixeira. O esgrimista estava com apenas um dos equipamentos necessários para a proteção - o colete de contenção interior era a peça que faltava.

Ivan foi atendido de imediato por uma médica da Missão do COB (Coimitê Olímpico Brasileiro) na Vila Pan-Americana, que fez uma sutura no local e fechou o ferimento. O tempo de reabilitação seria de uma semana. Depois, no hospital, porém, o atleta passou por uma drenagem para acelerar a reabilitação.

"A lâmina quebrou e na hora deu o susto, mas o atendimento foi bem rápido. Foi um acidente de trabalho, mas que eu nunca havia visto nos meus 15 anos no esporte", disse o Athos Schwantes. "Mas agora estamos bem tranqüilos. Ele está doido para voltar à equipe", completou.

Não é a primeira vez que Ivan encara um problema médico antes de uma edição do Pan. Ele perdeu os Jogos de Santo Domingo-2003 ao fraturar o braço direito em uma brincadeira com amigos em Curitiba.

A disputa da esgrima está marcada para o dia 14 de julho, mas Ivan só competiria no dia 16 (espada individual) e no dia 20 (espada por equipes).

A última medalha que a modalidade conseguiu nos Jogos foi justamente com o pai dos irmãos Schwantes, Ronaldo, na Cidade do México-1975.

* Atualizada às 12h06