UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

09/07/2007 - 18h19

Duran quer cartilha para ensinar torcida nos saltos ornamentais

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Principal nome dos saltos ornamentais brasileiro, Cassius Duran sugeriu nesta segunda-feira que os organizadores dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro distribuam uma cartilha para ensinar os torcedores a apoiarem os saltadores do país na competição.

Para Cassius, o apoio da torcida no momento certo é fundamental para que o Brasil conquiste medalhas no Pan do Rio.

"Eu dei a idéia de no momento da entrada do torcedor no parque aquático entregar um folheto para o público, para explicar a modalidade. Não é permitido fazer barulho durante a execução do salto. Se um atleta for atrapalhado ele pode reclamar. Depois que a gente entra na água o barulho vai fazer a diferença porque isso influencia os juízes", disse Cassius.

O atleta, medalha de prata no Pan de Santo Domingo-2003, até pensou em uma reprimenda para o torcedor que não aplaudir o saltador brasileiro após a execução dos saltos.

"Eu tinha até frisado que se não gritar muito após o salto dos brasileiros o torcedore teria que pagar o ingresso em dobro. Não importa se o salto foi bom ou ruim", disse, rindo. "A arquibancada influencia muito", completou.

O técnico de Cassius, Roberto Gonçalves, já encampou a idéia. "Eu já encaminhei aos organizadores um guia do esporte, só não tem esse pedido de palmas. Mas achei isso interessante. Na cabeça do juiz isso influencia muito, e o saltador se sente bem", disse.