UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

07/07/2007 - 17h55

Comitê Olímpico dos EUA afasta autor de frase polêmica do Pan

Da Redação
Em São Paulo

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos reagiu rápido à polêmica gerada por seu gerente de imprensa, Kevin Neuendorf, que escreveu "welcome to the Congo" (bem-vindo ao Congo) em um quadro de avisos instalado dentro da sala da entidade no centro de imprensa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

RIO REPETE PANS PASSADOS
O anti-americanismo do Rio de Janeiro já virou turístico e seu slogan "Halloween é o cacete" se transformou em bordão local. Mas ele mostra uma constante desde o surgimento dos Jogos Pan-Americanos, que nasceram sob a ideal da boa vizinhança, mas que não escaparam da realidade geopolítica do continente.
LEIA MAIS
Publicada em fotografia no jornal "O Globo" deste sábado, a frase de Neuendorf não foi bem recebida por jornalistas, atletas e autoridades brasileiras envolvidas com o Pan, aumentando ainda mais o antiamericanismo que já cercava o evento.

Em comunicado oficial divulgado por seu chefe de imprensa, Bob Condron, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos pediu desculpas pelo comportamento do funcionário e anunciou o seu afastamento da delegação que participa do Pan.

Além disso, a nota diz que os atos realizados por Neuendorf são "inconsistentes" com a política da entidade e que os norte-americanos estão honrados em serem recebidos no Brasil para uma edição "espetacular" dos Jogos Pan-Americanos.