UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

07/07/2007 - 15h29

República Dominicana corta dois atletas do Pan por doping

Da Redação
Em São Paulo

O Comitê Olímpico da República Dominicana, sede do Comitê Olímpico da República Dominicana, sede dos último Pan, em 2003, anunciou em comunicado oficial neste sábado que dois de seus atletas classificados para o Rio 2007 foram cortados por doping A informação foi divulgada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos deste ano.

O boxeador Rafael Fernandéz, da categoria até 69 kg (meio-médio), foi flagrado no exame antidoping com a presença de esteróides anabolizantes.

Já o jogador da seleção de beisebol José Jimenéz revelou traços de testosterona-epitestosterona. Jimenéz atua pelo Cleveland Indians, equipe da Liga Profissional dos Estados Unidos (MLB, Major League Baseball).

Os comitês dos países que estarão com atletas no Pan-Americano têm feitos exames prévios nos seus atletas. Nesta semana, Cuba anunciou que realizou testes em quase 1000 atletas, sendo que nos Jogos, a delegação do país de Fidel Castro não tenha mais que 500 participantes.

O México também já havia divulgado os exames nos seus competidores. O país, que será sede de 2011, em Guadalajara, garantiu que todos os atletas estão "limpos". O discurso foi de Jesús Moreno, chefe de equipe da delegação mexicana.