UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

06/07/2007 - 16h25

Último brasileiro ouro no remo vê grande chance para fim de jejum

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil não ganha uma medalha de ouro no remo nos Jogos Pan-Americanos há 20 anos. E um dos responsáveis por aquela conquista afirma que a competição no Rio de Janeiro é o momento ideal para acabar com o tabu.

"Acho que agora o Brasil tem uma chance maior de ganhar o ouro. A estrutura, o clima e a localização deixam as condições mais favoráveis", disse o ex-remador Ronaldo Carvalho.

No Pan de Indianápolis, em 1987, Ronaldo ganhou o ouro na prova de dois sem ao lado do irmão Ricardo Carvalho. De lá para cá, o Brasil nunca mais conseguiu subir ao topo do pódio nos Jogos.

Para o campeão pan-americano, alguns fatores influenciaram o jejum de medalhas do Brasil nos últimos 20 anos.

"É ruim dizer isso, mas um dos fatores que influenciaram foi o azar. Às vezes a medalha escapou por centésimos de segundo. Outro fator foi a incompetência, tanto das organizações quanto dos atletas", disse.

Segundo Carvalho, os principais rivais do Brasil no Pan serão Cuba, Argentina, Chile, México e Canadá.

E a expectativa da medalha de ouro não atinge apenas quem é do meio. Nesta sexta-feira, na cerimônia de inauguração do estádio de remo da Lagoa, onde a modalidade será disputada no Pan, o ministro do Esporte, Orlando Silva, cobrou um resultado positivo.

"Temos um desafio enorme depois de 20 anos conquistar uma medalha de ouro no remo", afirmou o político.