UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

05/07/2007 - 09h08

Remadoras brasileiras são excluídas do Pan por falta de rivais

Felipe Mendes
Em São Paulo

Dormir atleta do Pan e acordar fora. Foi essa a sensação das remadoras da seleção brasileira Amanda Duarte e Caroline Beloni. As duas estavam preparadas para competir nos Jogos Pan-Americanos de 2007, na prova de dois sem feminino, mas a falta de barcos suficientes fez com que a prova fosse eliminada do índice de competições.

Arquivo Folha
Caroline Beloni (e.) e Amanda Duarte (d.), treinaram, mas ficaram na reserva do Pan
PÁGINA ESPECIAL DO REMO
De acordo com uma determinação da FISA (Fédération Internationale des Sociétés d'Aviron) para que cada prova de remo aconteça como está prevista é preciso que, no mínimo, cinco barcos fora o brasileiro se inscrevam. No caso do dois sem feminino, foram apenas três inscritos: Chile, Canadá e Cuba. Os Estados Unidos também cogitavam se inscrever, mas acabaram não o fazendo, e a chance de que a prova ocorresse se tornou ainda menor.

As principais prejudicadas acabaram sendo as próprias atletas que passaram de competidoras a reservas em outras provas da modalidade e não irão para a raia, a menos que aconteça alguma fatalidade com as remadoras titulares. "Na hora foi um baque, fiquei bem triste", afirmou Amanda que se disse que estava pronta para competir.

Segundo ela, essa mesma tristeza que lhe abalou foi transformada em vontade de treinar cada vez mais. Assim, ela, que foi realocada no skiff quádruplo, não se incomodou em mudar o tipo de barco. Isso porque no skiff o atleta tem que remar com as duas mãos, enquanto no dois sem ela usava apenas uma mão para remar.

Assim, Amanda faz com que estas mudanças sejam uma forma de treinar e até aumentar suas chances de competição no futuro. "Não penso só em agora, tenho outras oportunidades. Ainda mais porque agora estou mostrando que não consigo remar em um só barco", afirmou.

Caroline tem outra forma de encarar o infortúnio: "Tenho a certeza de que isso foi um projeto de Deus para mim". Ela também não foi excluída da seleção e acabou ficando como reserva. Mesmo acreditando em um plano divino, ela confessa sobre sua primeira reação ao saber que a prova não iria acontecer: "Foi triste, tínhamos treinado bastante...".

A frustração de Caroline foi ainda maior. Na primeira semana depois que ficou sabendo da decisão não conseguiu visitar a lagoa Rodrigo de Freitas, local onde serão realizadas as provas do Pan, nenhum dia. Depois, a consciência de atleta pesou e Caroline venceu o bloqueio e retornou aos barcos. Mesmo assim ela conta que não tem o mesmo ânimo. "Estamos treinando, né? Mas não é a mesma coisa".

Até os planos de Caroline parecem ter mudado. Enquanto a companheira pensa no futuro, ela afirma que provavelmente não continuará na seleção por muito mais tempo. Mesmo assim exime de si mesma a responsabilidade pela escolha. "Não sei se pretendo ir para outro Pan. Não sei se é o plano de Deus que eu continue na seleção".

Outras ausências
Não é só a prova de dois sem feminino que não será realizada nos Jogos Pan-Americanos 2007. A prova de oito com também foi excluída da lista das competições do Pan, só que a mais de um ano. Isso porque não há tradição americana em montar barcos grandes de mulheres.

Porém, entre os atletas brasileiros o número de provas que não contará com participação verde-e-amarela é ainda maior. Isso porque as provas do skiff duplo feminino, que contava com as irmãs Kátia Alencar e Cláudia Alencar foram cortadas por não atingir um índice imposto pela Confederação Brasileira de Remo. O mesmo aconteceu com Mariana Cadorie, do skiff simples, que não estará no Pan.