UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

04/07/2007 - 12h50

Às vésperas do Pan, Thiago Monteiro volta a ser top 100

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil voltou a ter um representante entre os 100 melhores do mundo do tênis de mesa mundial. Nesta quarta-feira, a Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou o ranking do mês de julho com Thiago Monteiro na 89ª colocação. Mês passado Thiago estava na posição número 104 da lista.

Arquivo Folha
Thiago Monteiro jogará o seu terceiro Pan entre os 100 melhores do mundo no esporte
VEJA O PERFIL DO ATLETA
"Fico feliz em voltar a ser top 100. Não espera subir tantas posições, mas acredito que as boas campanhas nos qualifyings do Aberto da Coréia e do Japão, além de alcançar a segunda rodada na chave-principal do torneio japonês, ajudaram", diz Thiago Monteiro, destacando a importância do ranking para os Jogos Pan-Americanos: "No Pan, o ranking é levado em consideração para a escolha dos cabeças-de-chave".

Porém, o maior motivo para Thiago voltar a ser top 100 deve-se à excelente vitória sobre Chiang Peng-Lung, de Taiwan, 29º colocado no ranking mundial, no Aberto do Japão.

"Foi uma vitória importante na minha carreira. Agora espero poder aproveitar melhor a chance de ser top 100. Nas duas outras oportunidades, acabei sofrendo lesões e não fiquei muito tempo", comenta Thiago, que em dezembro de 2004 alcançou sua melhor colocação no ranking: 87º.

Um dos recordistas de medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, Hugo Hoyama caiu três colocações e aparece em 125º. Já Gustavo Tsuboi, medalha de prata no Pan de Santo Domingo, ganhou 14 colocações e está em 186º.

No feminino, Ligia Silva é a melhor brasileira no ranking mundial. A manauara caiu três colocações e está em 239º. Mariany Nonaka é a segunda brasileira no ranking, mesmo perdendo seis colocações e figurando em 351º. A mesatenista estreante do Pan, Karin Sako, manteve a 457ª posição.