UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

03/07/2007 - 08h56

Ex-nadadora e triatleta dos EUA tenta feito histórico com o pentatlo

Da Redação
Em São Paulo

A norte-americana Sheila Taormina, 13ª do ranking mundial e primeira no seu país, disputará o Pan-Americano em busca de um feito histórico. Ela quer assegurar a classificação para sua quarta Olimpíada, em uma modalidade, para ela, inédita.

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, foi ouro no revezamento 4x200 m, nadando a terceira perna da prova. Depois, resolveu praticar triatlo, e representou os Estados Unidos nas Olimpíadas de Sydney-2000 e Atenas-2004.

Na Austrália, ela conseguiu um sexto lugar, mas na Grécia, não passou da 23ª colocação, mesmo depois de conseguir a prata no Pan de Santo Domingo-2003 e ser campeã mundial de triatlo meses antes das Olimpíadas.

A aposentadoria no triatlo abriu caminho para uma nova modalidade, ainda mais completa, o pentatlo moderno. Taormina começou a competir no final de 2005 sem nunca antes ter montado a cavalo ou feito esgrima. Mesmo assim, venceu sua primeira competição, o Pan da modalidade, em 2005. Mas seu principal resultado veio em março deste ano, a prata na Copa do Mundo do Egito.

Para alcançar seu objetivo, Taormina, que completou 38 anos no dia 18 de março, terá de obter o melhor resultado entre os competidores da Norceca (Américas do Norte e Central e Caribe) ou torcer para que nenhuma outra representante do seu país se classifique no Pan.

"Ela está se destacando nas competições, principalmente na natação e na corrida, que ela já treinava. Já é um nome internacional, mas é um caso recente", diz o presidente da Confederação Brasileira, Hélio Cardoso, ao citar algumas rivais perigosas das brasileiras no Pan.

Formada em administração, ela conseguiu completar a universidade no mesmo ano em que foi cortada da equipe olímpica para os Jogos de Barcelona-1992. Pensou em desistir da carreira esportiva, mas um amigo a convenceu a continuar. Dois anos depois, ela concluiu um MBA e, em 1996, fez sua estréia olímpica. Quando não está treinando, a norte-americana ministra palestras motivacionais.

Taormina não disputou o Campeonato Norte-Americano, em junho, para se concentrar nos treinamentos de esgrima, sua prova mais fraca. O hipismo é a sua prova preferida. "Não achava que depois da natação e do triatlo, alguma outra modalidade pudesse ser mais difícil. Mas o pentatlo é", diz a veterana.