UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

03/07/2007 - 20h17

Após suspensão, presidente do Panamá recorre ao COI

Das agências internacionais
Em Cidade do Panamá (Panamá)

O presidente do Panamá, Martín Torrijos, pedirá ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que deixe o país desfilar com a bandeira panamenha no desfile dos Jogos Pan-Americanos do Rio, no dia 13 de julho, sexta-feira. O requerimento é feito após o órgão internacional suspender o Comitê Olímpico local e impedir que os atletas desfilem sob as cores da nação da América Central.

O diretor do Instituto Nacional dos Desportes (INDE), Ramón Cardoze, equivalente ao ministro do Esporte, anunciou que "pedirá que Mario Vásquez Raña (Odepa) reconsidera a medida contra o Panamá".

A suspensão decretada pela Executiva obedece a 'grave situação' que o próprio Vasquez Raña, membro da diretoria do COI, expôs aos seus colegas no último domingo. Roger Moscote é o presidente do COP (Comitê Olímpico do Panamá) respaldado pela Odepa e, portanto, pelo COI. O governo panamenho, por sua vez, apoiava Vanegas. O litígio começou quando um tribunal declarou ilegal a eleição realizada na junta diretiva do COP em agosto passado e convocou novas eleições.

Várias federações que integram o COP aceitaram eleger uma diretoria com Vanegas como presidente. Uma semana depois Melíton Sanchez, que estava terminando o seu mandato como presidente do COP, convocou outras federações para conseguir se reeleger o comandante do COP para mais um mandato (2006-2010). Coma mediação do presidente da Odepa, Sánchez repetiu as eleições em janeiro passado, e nesta ocasião o eleito foi Moscote.

O imbróglio se agravou após a esgrimista Jessica Jimînez, uma das 70 atletas convocadas, anunciar que não participará dos Jogos do Rio em protesto contra a sanção. Irving Saladino, ídolo do salto em distância do país e chamado para ser porta-bandeira do Panamá, afirmou que não levará a bandeira da Odepa durante a abertura do Pan.