UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

03/07/2007 - 12h30

Rio tem fila e reclamações para venda de ingressos em bilheterias

Bruno Doro
No Rio de Janeiro*

Os ingressos em bilheteria para o Pan começaram a ser vendidos nesta terça-feira no Rio de Janeiro. Nas quatro instalações disponíveis, filas começaram a se formar desde o início da manhã. E muitos torcedores reclamaram da demora no atendimento e da organização dos Jogos.

VENDA DE INGRESSOS
Bruno Doro/UOL
Fila em frente à arena do vôlei de praia
Bruno Doro/UOL
Torcedores vêem lista de eventos esgotados
Bruno Doro/UOL
Eloá Fajardo queria ingressos para o vôlei
Na arena do vôlei de praia em Copacabana, por exemplo, pessoas chegaram antes das 6 h para garantir seu lugar no evento. Este foi o caso de Júlio César, desempregado, que ficou seis horas em pé para comprar duas entradas para a cerimônia de abertura.

"Como não estou fazendo nada, só estou fazendo cursos de atualização, consegui esse tempo para vir. Comprei um ingresso para um amigo de minha filha. Foi cansativo, mas acho que valeu a pena", disse.

Esse bom-humor, porém, era raro. A maioria das pessoas estava revoltada com a organização dos Jogos. A venda em bilheteria havia sido adiada no último sábado. Ela estava programada para domingo, mas foi transferida para esta terça. Além disso, diferentemente do que foi anunciado previamente, nem todos os eventos tinham ingressos em bilheteria.

"O Pan não tem organização nenhuma", disse Eloá Fajardo, moradora de Copacabana. "Vim aqui para comprar ingressos de Brasil x Cuba no vôlei masculino, mas já está esgotado. Isso é um absurdo. Ou eu fico o dia inteiro na Internet, ou me sujeito às mentiras da organização."

A torcedora se recusou a comprar os ingressos pela Internet porque mora perto da arena. "Sabia que ia vender aqui, então nem me dei ao trabalho de entrar na Internet. Mas aí chega no sábado, um dia antes de começar a vender, e eles avisam que a venda foi adiada e, ainda por cima, que não vai ter para todos os eventos. Estou revoltada. Já conversei com gente que veio de São Paulo no fim de semana e deu com a cara na porta."

Em Copacabana, a venda começou mais cedo do que o previsto - 12 h. As bilheterias foram abertas às 11h50, e os primeiros torcedores saíram do local com ingresso quatro minutos depois.

Segundo o Comitê Organizador dos Jogos, mais de treze mil ingressos foram vendidos nas primeiras quatro horas - entre 12h e 16h. Outros oito mil bilhetes foram comercializados simultaneamente pela Internet.

* atualizado às 19h13