UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

02/07/2007 - 11h01

Surda, atleta de Barbados larga ao sinal de luz na piscina

Da Redação
Em São Paulo

A Olimpíada de Barcelona-1992 inspirou a atleta de Barbados Marsha Watson a se dedicar à natação. A precoce atleta decidiu se arriscar nas piscinas na mesma época em que uma meningite mudava sua vida.

Os efeitos da doença atingiram sua audição e a deixaram completamente surda. Deficiência que não a impediu de continuar a dar suas braçadas e atingir feitos importantes.

Marsha será a única mulher da equipe de quatro nadadores da pequena ilha de Barbados que disputarão o Pan do Rio. "Quero melhorar minhas marcas e fazer boa apresentação. Os Jogos serão a competição mais importante que disputo desde a Copa do Mundo", disse ao jornal Folha de S. Paulo, por e-mail.

O cenário será o mesmo. Em 2004, a atleta disputou a Copa do Mundo no Rio. Seus resultados não foram expressivos, mas fizeram a federação local enxergar que precisava investir naquela adolescente.

Nas competições, Marsha precisa de auxílio para não perder a largada. Em casa, um sinal luminoso avisa o momento de saltar na piscina. "Isso não deve ser um problema durante o Pan. O comitê olímpico de meu país avisou que eu irei [ao Rio] e não posso ouvir. Na Copa do Mundo, eu pulava com a vibração no bloco de saída e deu certo", afirmou.