UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

02/07/2007 - 13h23

Ex-nadadora panamenha incita atletas a não irem ao Pan

Das agências internacionais
Em Cidade do Panamá (Panamá)

A ex-nadadora olímpica do Panamá, Eileen Coparropa recomendou, nesta segunda-feira, aos atletas de seu país para que não fossem aos Jogos Pan-Americanos 2007 e qualificou de hipócritas os dirigentes esportivos do país que aceitaram participar dos Jogos sem portar a bandeira panamenha.

As declarações de Coparropa se originaram depois que o Comitê Olímpico Panamenho foi suspendido pela Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por problemas com a presidência.

Roger Moscote é o presidente do COP respaldado pela Odepa e, portanto, pelo COI. O governo panamenho, por sua vez, apoiava Vanegas. O litígio começou quando um tribunal declarou ilegal a eleição realizada na junta diretiva do COP em agosto passado e convocou novas eleições.

Foi determinado, porém, que o Panamá poderia competir sob a bandeira da Odepa. Foi justamente por este motivo que a medalhista pan-americana se indignou: "Como pode ser que aceitem ir a uma competição sob as condições inaceitáveis como as que foram impostas pela Odepa?", questionou?

Coparropa ainda continou a criticar a organização: "Se a Odepa não quer que o Panamá leve sua bandeia e cante seu hino, então para que iremos a um evento para homenagear a não sei quem?. Me sinto envergonhada e decepcionada", concluiu.