UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

01/07/2007 - 22h11

Comitê Olímpico do Panamá é suspenso, mas país disputa Pan

Das agências internacionais
Na Cidade da Guatemala (Guatemala)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu neste domingo retirar 'os direitos, prerrogativas e funções' do Comitê Olímpico do Panamá (COP) cuja presidência é atribuída a Miguel Vanegas e Roger Moscote.

Apesar da suspensão, os atletas do Panamá poderão competir os Jogos Pan-Americanos, porém sobre a bandeira da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) até que o conflito seja solucionado.

O Executiva do COI designou o presidente da Odepa, Mário Vasquez Raña, para elaborar um informe detalhado sobre a polêmica no comitê panamenho. A sanção imposta neste domingo implica na suspensão de toda ajuda financeira ao comitê panamenho até que dure a investigação encarregada a Vasquez Raña.

A suspensão decretada pela Executiva obedece a 'grave situação' que o próprio Vasquez Raña, membro da diretoria do COI, expôs aos seus colegas neste domingo. Roger Moscote é o presidente do COP respaldado pela Odepa e, portanto, pelo COI. O governo panamenho, por sua vez, apoiava Vanegas. O litígio começou quando um tribunal declarou ilegal a eleição realizada na junta diretiva do COP em agosto passado e convocou novas eleições.

Várias federações que integram o COP aceitaram eleger uma diretoria com Vanegas como presidente. Uma semana depois Melíton Sanchez, que estava terminando o seu mandato como presidente do COP, convocou outras federações para conseguir se reeleger o comandante do COP para mais um mandato (2006-2010). Coma mediação do presidente da Odepa, Sánchez repetiu as eleições em janeiro passado, e nesta ocasião o eleito foi Moscote.