UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/06/2007 - 13h36

Porto Rico aposta nas mulheres para superar 11º lugar de 2003

Das agências internacionais
Em San Juan (Porto Rico)

Porto Rico levará uma delegação de 324 integrantes, dos quais 209 atletas aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. E, pela primeira vez, a comitiva terá mais mulheres do que homens - 109 são mulheres, e elas estão entre as favoritas no vôlei, basquete, atletismo, ginástica, taekwondo e vela.

Com uma equipe tão numerosa, o país espera superar a campanha de Santo Domingo-03, quando terminou em 11º lugar, com 16 medalhas três de ouro, quatro pratas e nove bronzes).

"Nossa expectativa é superar o que conseguimos na edição anterior", afirmou Hector Cardona, presidente do Comitê Olímpico porto-riquenho.

"Esta é uma delegação que supera tercnicamente a dos Jogos da república Dominicana, quando tivemos 98 mulheres. Antes disso, nossa maior equipe feminina foi em 1979, quando tivemos 95 representantes nas categorias femininas em casa", disse Cardona, que também preside a Organização Deportiva Centro-americana e do Caribe (Odecabe).

As grandes apostas de medalha de Porto Rico são os velejadores Enrique 'Quique' Figueroa e sua esposa Carla Malatrasi, Ineabelle Diaz, do taekwondo, o corredor fundista Alex Greaux, o cavaleiro Mark Watring e a equipe de boxe.

Na categoria Hobie 16, o casal Figueroa e Malatrasi disputam sua terceira medalha de ouro pan-americna. No ano passado, 'Quique' Figueroa fez história no ano passado quando conquistou a quinta medalha de ouro nos Jogos do Caribe.