UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/06/2007 - 18h56

Punição obriga Panamá a utilizar no Pan bandeira da Odepa

Das agências internacionais
Na Cidade do Panamá (Panamá)

O Panamá virá aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro com uma delegação de 70 atletas como estava previsto, mas utilizará o emblema da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) durante toda a sua participação na competição.

A informação foi confirmada pelo dirigente esportivo Franz Wever, nomeado pela Odepa como o responsável pela participação panamenha no Pan 2007.

A Odepa puniu nesta quarta-feira o Comitê Olímpico do Panamá (COP) com "uma suspensão temporária de reconhecimento", mas garantiu a participação de seus atletas nos Jogos do Rio de Janeiro.

O COP, atualmente, está fragmentando em duas juntas diretivas rivais, uma eleita por 12 federações locais e apoiada pelos tribunais locais, e outra respaldada por seis federações e que conta com o apoio do COI.

O presidente do COP, Roger Moscote, que é apoiado pelo COI, renunciou nesta quarta-feira ao seu cargo na junta diretiva. Um tribunal panamenho deu a representação legal do COP para o advogado Miguel Vanegas, presidente da federação de judô, que tem o apoio de 12 das 18 federações que integram o Comitê.

Porém, Vanegas não tem é respaldado pelo COI e nem pela Odepa, que deu 48 horas para se obter uma solução do conflito amençando punir o Panamá - prazo que terminou nesta quarta.

O responsável pela participação panamenha no Pan acrescentou que 'a Comissão se reunirá nesta tarde para acordar certos pontos que ainda não estão definidos para a viagem ao Rio, mas até agora tudo continuará como foi previsto pela antiga junta diretiva'.

Wever afirmou ainda que, salvo algumas exceções, também viajarão ao Rio os oficiais e delegados da programação original. Panamá competirá no Pan em 13 modalidades: futebol feminino, basquete masculino, beisebol, atletismo, esgrima, natação, luta, ciclismo, taekwondo, levantamento de peso, boliche e pentatlo moderno.