UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/06/2007 - 13h03

Por questões financeiras, seleção panamenha pode desistir do Pan

Paula Almeida
Em São Paulo*

Um impasse financeiro entre a seleção panamenha de beisebol e a federação local do esporte deverá impossibilitar a participação da equipe nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho. As duas partes não conseguiram entrar em acordo sobre o valor das despesas de viagem oferecido aos atletas, e o presidente da entidade informou que, sem acerto, a seleção não vem ao Brasil.

A Federação Panamenha de Beisebol (FEDEBEIS) propôs aos jogadores o pagamento de US$ 400 doláres para os gastos de cada um durante a competição, além de outros incentivos não especificados. Os atletas, por sua vez, pedem mil dólares e não aceitam uma quantia menor, estabelecendo o conflito.

Jogador de beisebol do Minnesota Twins, Justin Morneau sofreu uma contusão no pulmão após uma colisão com Miguel Olivo, dos Marlins, em um jogo nesta sexta-feira.

Após a trombada, Morneau expeliu sangue ainda dentro de campo e foi imediatamente levado ao hospital, onde ficou em observação.
ACIDENTE EM JOGO NOS EUA
LEIA MAIS
"Isso é tudo o que temos. Não podemos oferecer mais do que isso", declarou neste sábado o presidente da FEDEBEIS, Franz Wever. "Se não há acordo, então não vamos [ao Pan]".

Após fracassar na última tentativa de acerto com os jogadores na sexta-feira, o dirigente ordenou que todos eles deixassem o hotel da Cidade do Panamá onde estavam hospedados durante o período de preparação para o Pan. A equipe, entretanto, ainda busca um acordo, estipulando a próxima quarta-feira como prazo máximo para uma decisão.

"Nos disseram que vão dar 400 dólares a cada jogador, mais incentivos, mas na realidade o valor não é esse. Há jogadores que vão ficar no banco e não terão oportunidade de ganhar igual aos outros. É uma luta de igualdade para todos", afirmou Freddy Herrera, tido como líder do elenco. "O Rio de Janeiro é uma das cidades mais caras do mundo. Além do mais, ficaremos muitos dias fora do país, e os jogadores deixam parte do dinheiro recebido em suas casas".

Co-Rio ainda conta com os panamenhos

Procurado pelo UOL Esporte, o Co-Rio assegurou que ainda não foi oficialmente informado de uma possível desistência da seleção panamenha, apesar de o presidente da federação do país já ter avisado que a equipe não viajará para o Brasil.

De acordo com o Co-Rio, as desistências não costumam ser informadas à organização do Pan durante os finais de semana, e até a última sexta-feira o Panamá não havia enviado nenhum comunicado de desistência.

O Co-Rio explicou ainda que, nos casos em que alguma seleção abdica de sua vaga, há apenas duas medidas a serem tomadas: ou uma nova equipe é convidada a participar dos Jogos Pan-Americanos ou a modalidade fica com uma seleção a menos, obrigando o formato de disputa a ser rearranjado.

*Com agências internacionais