UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/06/2007 - 15h32

Levantamento de peso faz convocação estratégica para o Pan

Da Redação
Em São Paulo

O técnico da seleção brasileira de levantamento de peso, Edmilson Dantas, confirmou nesta sexta-feira os nomes dos oito atletas que representarão o país nos Jogos Pan-Americanos. A definição da equipe foi estratégica, já que o treinador lidera a missão de pôr fim ao jejum de medalhas que se estende desde Mar del Plata-95, quando justamente Dantas conquistou os dois últimos bronzes do Brasil.

"Definimos a seleção pensando nos prováveis competidores dos outros países. Traçamos uma lista com os nomes e as pesagens, e só então escolhemos os atletas", comentou Dantas.

Por isso, dois oito convocados, a delegação não terá atletas de duas categorias - até 77kg e 56 kg. Em outras duas, no entanto, terá dois competidores. Fernando Saraiva e Júlio Cesar Santiago disputam a prova até 94 kg; Bruno Brandão e Fabrício Mafra, até 105 kg.

"Optamos por não enviar levantadores de duas categorias, não por eles não serem bons, mas porque estão abaixo do nível dos adversários que virão", justificou o treinador.

"Fernando e Júlio Cesar estão em um nível muito parecido, um quilo de diferença do resultado deles da seletiva, assim como os outros dois", justificou o treinador. "A equipe foi fechada a partir de um único objetivo: obter os melhores resultados possíveis, daí a investida em dois atletas repetidos. São categorias em que o Brasil está bem competitivo."

Apesar da estratégia, o técnico é cauteloso quanto às principais esperanças de pódio dentre os escolhidos. "Ainda estamos vivendo a entressafra, um pouco longe de medalhas", admitiu Dantas, dono de medalhas de bronze em arranque e arremesso em Mar del Plata-95.

Ainda assim, o treinador fez algumas apostas. "O Fernando está numa fase ótima, tem um futuro promissor no esporte. O Lauri, pela categoria, tem grandes chances também", avaliou.

A escolha foi baseada nos resultados apresentados em seletiva realizada este mês, além de uma avaliação dos adversários que o Brasil terá na competição.

Confira a equipe completa:

- Alexandre Hoffmann (até 62 kg)
- Wellisson Silva (até 69 kg)
- Rafael Lima de Andrade (até 85 kg)
- Fernando Saraiva (até 94 kg)
- Júlio César Santiago (até 94 kg)
- Bruno Brandão (até 105 kg)
- Fabrício Mafra (até 105 kg)
- Lauri Blair (acima de 105 kg)