UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/06/2007 - 17h55

Recordista mundial vai ao Pan como porta-bandeira do Equador

Da Redação
Em São Paulo

O Equador vai aos Jogos Pan-americanos Rio 2007 liderados por sua maior estrela no atletismo, Jefferson Pérez. Marchador dos 20Km foi campeão mundial três vezes, medalha de ouro na Olimpíada de Atenas-1996 e é o atual recordista do mundo.

A presença de Pérez no Rio 2007 foi confirmada nesta terça-feira, dia 19, pelo presidente do comitê olímpico do país, Danilo Carrera, em coletiva de imprensa na cidade de Guayaquil. Pérez será o porta-bandeira do país na cerimônia de abertura também.

Pérez, que também é o atual campeão pan-americano da prova, estava em dúvida se deixaria de disputar os Jogos para se poupar para o Mundial de Atletismo de Osaka, no Japão, no fim de agosto. Segundo Carrera, logo depois do Pan, o atleta viajará para Turim, na Itália, onde fará a preparação final para a competição no Japão.

Cento e cinqüenta atletas do Equador vão competir no Rio. Em Santo Domingo-2003, o país ficou em 12º lugar no quadro de medalhas, com três ouros, uma prata e cinco bronzes, a melhor participação do país em uma edição dos Jogos.