UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/06/2007 - 15h44

Cubano e dominicana são suspensos por doping pela FIVB

Das agências internacionais
Em Paris (França)

O cubano Osmany Juantorena e a dominicana Evelyn Carreras foram suspensos nesta sexta-feira pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) por uso de doping, segundo informou em comunicado a entidade. Em nenhum dos casos, no entanto, foi confirmada a substância encontrada. Desta forma, os dois estão fora da disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no mês que vem.

FIVB/Divulgação
Osmany Juantorena, suspenso por causa de doping, vai desfalcar Cuba no Pan do Rio
PÁGINA DE CUBA
PÁGINA DA REPÚBLICA DOMINICANA
Juantorena, um dos melhores jogadores da seleção cubana, pegou gancho de dois anos. Ele foi flagrado em exame feito durante os Jogos da América Central e Caribe, em agosto de 2006, e não poderá jogar até novembro de 2008.

O caso de doping de Juantorena foi divulgado às vésperas da abertura do Campeonato Mundial de vôlei, no final do ano passado, no Japão. O jogador, que estava com o grupo na Ásia, não pôde entrar em quadra.

Já Carreras, punida com um ano de suspensão, teve exame positivo comprovado no Mundial de novembro de 2006 e fica de fora do vôlei até junho de 2008. Além disso, a médica da seleção da República Dominicana, María Cordero Santos, também foi suspensa, só que por quatro anos.

Tanto Cuba, no masculino, quanto a República Dominicana, no feminino, ganharam medalhas no vôlei nos Jogos Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003. Os cubanos ficaram com a prata, enquanto as donas da casa faturaram o ouro.