UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/06/2007 - 10h55

Reposto pela Justiça, presidente do tiro planeja mudanças

Fernanda Brambilla
Em São Paulo

A 30 dias do início dos Jogos Pan-Americanos, o tiro esportivo inicia um novo capítulo na briga judicial que vive há mais de um ano. Nesta semana, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a volta como interino do ex-presidente da confederação da modalidade, Frederico Costa, que foi deposto há 15 meses.

O atual presidente, Durval Guimarães, deixa o cargo após manter o controle da entidade por mais de uma década. Costa havia vencido as eleições de 2006 por 14 votos a 0, mas perdeu o cargo após denúncia feita por Guimarães de gasto irresponsável de verbas. Após mais de um ano de investigações e varreduras nas contas de Costa.

"No dia 29, fui comunicado que não tinham achado nada que me comprometesse e que eu voltaria. A Justiça do Rio é uma loucura, foi mais de um ano de espera para comprovar minha inocência. Fui acompanhado por um oficial de Justiça de volta à minha sala", contou Costa, que já traça novos planos.

O primeiro é a volta do ucraniano Anatoli Pudominis, técnico de tiro a bala, que deixou o cargo com a saída de Costa em 2006. "Quero trazer de volta o Anatoli, já consegui até visto pra ele. Já falei com a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), que também me prometeu 200 mil cartuchos de graça. É um começo", projetou. Atualmente, o atirador Silvio Aguiar responde pela categoria.

Outro treinador de fora, o italiano Carlo Danna, também havia pedido demissão no ano passado em apoio ao dirigente. Há cerca de um mês, o Danna voltou a treinar os brasileiros que vão ao Pan.

Costa não perdeu tempo em fazer denúncias à antiga gestão. "O que encontrei na confederação foi de uma tristeza enorme - estamos com o caixa vazio, sendo que tínhamos cerca de R$ 400 mil em março do ano passado, quando me tiraram daqui", afirmou o dirigente.

Segundo Costa, somente o repasse do COB à modalidade corresponde a R$ 960 mil anuais. "Em ano de Pan, a verba deve ter sido ainda maior, mas não há dinheiro. Vamos correr contra o tempo para pôr ordem na casa e voltar a ajudar os atiradores, o que é o mais importante."

A CBTE confirmou apenas a volta do ex-presidente, mas se absteve de comentar valores de caixa. Um dos funcionários da entidade disse esperar que Guimarães recorra à Justiça por um novo processo.

Para a maioria dos atiradores, a volta de Costa foi muito bem recebida, uma vez que os atletas chegaram a pedir ao COB que interviesse e forçasse a volta de Costa. O Comitê Olímpico não pôde, no entanto, tomar qualquer decisão, uma vez que o caso estava sub júdice.

"É uma grande vitória para nós, que sempre apoiamos Costa e participamos de todo o processo", comentou Roberto Schmits, da fossa olímpica, classificado para o Pan. De volta da Itália, onde disputava uma etapa da Copa do Mundo, o atirador recebeu a boa notícia pela imprensa.

O diretor-técnico da CBTE, Eduardo Oliveira, que acompanha a delegação no exterior, tenta conter a repercussão entre os atletas. "Nossa preocupação é que isso atinja os atiradores de forma ruim. Tiro é concentração, e é difícil evitar que isso influencie nos resultados. Temos um Pan aí e mudanças bruscas podem ser perigosas", afirmou Oliveira da Itália.

"Fred é uma pessoa inteligente e sabe disso. Mas dentre os atletas há duas correntes, a favor de Durval e de Fred. Só esperamos que não surja um mal-estar entre eles. O Stênio mesmo é Durval", lembrou, em referência a Stenio Yamamoto, que conquistou o vice-campeonato na Copa do Mundo de Munique de tiro de pistola livre na semana passada.

A eleição para decidir quem iniciará mandato como presidente da CBTE deve ser realizada 15 dias depois do término dos Jogos Pan-Americanos, mas ainda não tem data definida.