UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/06/2007 - 17h27

Seleção brasileira de patinação será divulgada nesta sexta-feira

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de patinação de velocidade que disputará os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro será divulgada nesta sexta-feira (15), às 10h, em São Paulo.

João Pires
Quatro patinadores serão convocados pelo técnico Ramiro Riveros para competir o Pan
Após a última avaliação, no Campeonato Brasileiro realizado entre sete e dez de junho, em Sertãozinho, interior de São Paulo, o técnico colombiano Ramiro Riveros convocará os quatro patinadores, sendo dois homens e duas mulheres, que representarão o Brasil no Pan, e também a equipe brasileira que disputará o Campeonato Mundial, que acontecerá em agosto, na cidade de Cali, na Colômbia.

Apesar da convocação oficial só sair nesta sexta-feira, as duas únicas mulheres que integram a seleção, Eliete Cardoso dos Reis e Thalita Jarschel Arroyo, têm presença garantida no Pan.

A patinação de velocidade brasileira fará a sua estréia em Jogos Pan-Americanos. E para representar bem o país na competição, a preparação já está sendo realizada há dois anos. O primeiro passo foi a contratação do experiente técnico colombiano Ramiro Riveros.

Outro passo muito importante para a evolução da equipe brasileira foi o intercâmbio de dois meses na Colômbia, que é uma das grandes potencias da modalidade.

"O período de treinamentos na Colômbia foi muito importante para o crescimento dos patinadores brasileiros. Lá, eles tiveram a oportunidade de treinar com campeões mundiais e ganharam mais experiência internacional. A prova disso é que o desempenho dos atletas evoluiu muito em relação ao ano anterior, os tempos e principalmente as atitudes estão melhores. Só no Campeonato Brasileiro foram batidos três recordes de pista", disse o treinador.

Quanto à definição dos atletas, Ramiro disse ter dificuldades. "Foi difícil escolher, principalmente pelo desempenho e dedicação de todos patinadores. Quem ficar de fora do Pan, será por muito pouco. Mas, não devem desistir pois o Mundial será logo na sequência e esses atletas terão uma nova oportunidade", afirmou.

Seleção Brasileira Permanente de Patinação de Velocidade: Douglas Conceição Donato, Eliete Cardoso dos Reis, Edson Oliveira de Almeida, Ednazio de Oliveira Santos, Thalita Jarschel Arroyo, Paulo Marques da Silva e Rafael Vitor Romano.