UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

11/06/2007 - 15h35

Seleção venezuelana de luta faz excursão pré-Pan pela Europa

Das agências internacionais
Em Caracas (Venezuela)

Com seus atletas definidos, a seleção de luta olímpica da Venezuela inicia nesta quarta-feira uma excursão pela Europa como preparação para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

O presidente da Federação Venezuelana de Luta, Norman Valbuena, indicou nesta segunda que a equipe masculina terá uma base de treinamento na Bulgária. Após a temporada de treinos, os atletas disputam o Grand Prix da Espanha, que será realizado entre os dias 6 e 9 de julho.

"Para obtermos bons resultados no Pan, precisamos participar de eventos de nível mundial. Fizemos um bom treinamento em Cuba, com a disputa dos Jogos del Alba e o Campeonato Pan-Americano de El Salvador, mas o problema é que não temos recursos suficientes", afirmou Valbuena.

Já a equipe feminina iniciará os treinos na Áustria. De lá, segue para a França, onde ficará por duas semanas; finalmente, no dia 2 de julho, as lutadoras chegam a Madrid, onde também disputam o torneio.

Já estão garantidas nos Jogos do Rio Mayelis Caripa, Marcia Andrade, Yoselín Rojas e Jerasmí Weffer; no masculino, Cesar Roberti (55 kg)Tomas Solórzano (60 kg), Jesús Rodríguez (84 kg) e Jonsy Sánchez (120 kg) disputam o Pan. Os lutadores viajarão ainda à Bolívia para realizar um treinamento em altura, acompanhados pelos atletas Carlos Herrera e Alexander Brazón.

Após a fase de preparação na Europa, a seleção venezuelana retorna ao seu país, onde ficam concentrados até o dia 15 de julho, data da viagem ao Rio de Janeiro.