UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

04/06/2007 - 12h51

Com Monteiro e Mariany, tênis de mesa fecha equipe do Pan

Da Redação
Em São Paulo

A comissão técnica da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa definiu nesta segunda-feira os quatro nomes das vagas restantes do esporte para a equipe brasileira do Pan. Juntam-se a Hugo Hoyama e Ligia Silva, que garantiram a vaga na seletiva final em janeiro, Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi, Mariany Nonaka e Karin Sako.

Divulgação
Hugo Hoyama (esq) e Thiago Monteiro (dir) jogaram juntos no Pan de Santo Domingo
O time terá cinco representantes que estiveram na ultima edição dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo. Monteiro, brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, conquistou duas medalhas em 2003. Foi ouro no individual (ao lado de Hugo Hoyama) e prata no individual. Ele também esteve, junto com Mariany Nonaka, na Olimpíada de Atenas, em 2004. Já Gustavo Tsuboi foi prata nas duplas (ao lado de Bruno Anjos).

Ao contrário dos colegas experientes, Karin Sako espera fazer bonito no seu primeiro Pan. "É um sonho para qualquer atleta e para mim não seria diferente. Acho que os Jogos Pan-Americanos são um evento onde tudo é especial. É muito mais que apenas jogar. É estar numa Vila, com atletas de outros países e trocar experiências", diz.

"Antes sempre existia a dúvida se eu estaria, ou não, no Pan. Passei por momentos em que vi a vaga ficar longe, mas, depois dos treinos na Croácia, que antecederam o Mundial, tive a sensação de que me classificaria, pois treinei bem e voltei a ter confiança no meu jogo", afirmou Karin.

Para Hugo Hoyama, a equipe masculina será competitiva. O grupo será o mesmo que em março venceu o Campeonato Latino Americano, em Guarulhos, em janeiro.

"Com certeza esta é uma equipe competitiva e preparada para lutar pelo ouro nos Jogos Pan-Americanos. Acredito que a experiência de todos já terem disputado pans é importante e temos que aproveitar isso ao máximo. Tenho certeza que Thiago e Gustavo vão fazer de tudo para que eu possa me tornar o recordista de medalha de ouro", diz Hoyama, que busca sua nona medalha dourada - um recorde no Brasil se conseguir.

Na reserva da equipe, ficarão Cazuo Matsumoto e Carina Murashige, que integraram o grupo que foi à Croácia em maio para disputar o Mundial do esporte.