UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/05/2007 - 15h20

Patinadores brasileiros realizam nova bateria de testes físicos

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de patinação de velocidade se reunirá nesta quinta-feira para realizar a segunda bateria de avaliações físicas. A avaliação dá continuidade ao treinamento na Colômbia, a que os selecionados foram submetidos nos últimos dois meses.

João Pires
Embora seja a segunda bateria de testes físicos, a seleção ainda não está definida
Para o técnico do Brasil, o colombiano Ramiro Riveros, a preparação em uma das maiores potências mundiais da modalidade foi excelente: "Os treinamentos foram ótimos, bem focados e com todos os complementos técnicos necessários".

Por esse motivo, o treinador espera encontrar melhoras na capacidade física da equipe: "Os testes de amanhã vão indicar as evoluções que tivemos durante esse período de treinamentos e, assim, vamos fazer uma comparação de como eles estavam antes da viagem".

No entanto, mesmo antes do teste, Ramiro disse ter atingido um dos seus principais objetivos: "Os atletas melhoraram muito seus tempos e suas marcas. Conseguimos dar um bom ritmo de competição a eles".

Definitivamente a estrutura de treinamento melhorou. Enquanto estava no Brasil, a equipe era obrigada a treinar no estacionamento do parque do Ibirapuera, em São Paulo.

"No Brasil, os patinadores não puderam sentir a velocidade máxima que poderiam alcançar e, na Colômbia, conseguiram isso. Antes eles acreditavam que a velocidade que tinham era boa e perceberam que podem ir ainda mais rápidos", conta Ramiro.

A evolução, de acordo com o treinador, também ocorreu nas provas longas, em que os atletas conseguiram treinar bem como integrar e dominar um pelotão.

Mesmo com tantas melhoras, o técnico Ramiro Riveros não definiu os patinadores que integrarão a seleção dos Jogos Pan-Americanos 2007. Assim, os atletas ainda terão mais uma chance para garantir a vaga, no Campeonato Brasileiro, que acontece na cidade de Sertãozinho, entre 7 e 10 de junho.