UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/05/2007 - 20h39

Campeonato Pan-Americano de caratê começa nesta quinta

Da Redação
Em São Paulo

Quase 300 atletas de 19 países disputarão, a partir desta quinta-feira, o Campeonato Pan-Americano de caratê. O evento ocorre na Cidade do México, capital mexicana, e pretende contar com os melhores competidores do continente.

A pouco mais de um mês dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, esta deverá ser a última chance que os atletas terão para se enfrentar antes da competição na cidade maravilhosa.

Donos da casa, os mexicanos se aproveitarão da posição de anfitriões e competirão com 26 atletas. Mesmo assim, a pretensão de medalhas é pequena: apenas três de ouro. A mexicana Yadira Lira, campeã mundial de 2004, na categoria kumite, é uma das favoritas ao pódio. Além dela, Emilio Oviedo também encabeça as esperanças mexicanas por medalhas.

A seleção brasileira de caratê também marcará presença. O campeonato, que estava na agenda dos caratecas brasileiros, servirá como parte da preparação para os Jogos Pan-Americanos 2007. Assim, os nove caratecas selecionados para defender o Pan, já estão em solo mexicano.