UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/05/2007 - 10h25

Mulheres do tênis de mesa começam o qualifying do Mundial

Da Redação
Em São Paulo

A equipe brasileira feminina estréia nesta segunda-feira no Mundial da Croácia de tênis de mesa. Lígia Silva, Karin Sako, Mariany Nonaka e Carina Murashige começam no qualifying para tentarem chegar à chave principal da competição.

Do grupo, apenas Lígia Silva está classificada para os Jogos Pan-Americanos. As outras ainda brigam por duas vagas, que serão definidas depois do Mundial.

O treinador da seleção feminina, Lincon Yasuda, ficou satisfeito com a preparação na cidade de Duga Resa. "Todas fizeram bons treinos e fecharam a semana de preparação confiantes em um bom desempenho", afirmou.

Sobre as adversárias, Lincon contou com a ajuda do treinador local Nikica. "Falei com Nikica, o treinador daqui, e ele me ajudou a analisar as adversárias das brasileiras. São na maioria jogadoras de países desconhecidos ou com pouca tradição, o que me deixou mais ansioso pelo início da competição. Por se tratar de feminino, todo cuidado é pouco, porque mesmo as desconhecidas podem vir com alguma surpresa no tipo de bola, ou na raquete, ou no estilo de jogo o que sempre traz complicações para nós", reconhece.

Segunda a avaliação de Lincon e Nikica, Carina terá a adversária mais complicada entre as brasileiras. "A adversária do grupo da Carina (Alexandra Privalova) é a mais conhecida de todas. Nikica disse que é uma boa jogadora, mas Carina tem nível para brigar por uma boa vitória", completou.

Do lado dos homens, só Thiago Monteiro e Hugo Hoyama entram direto na fase principal. Porém, os dois tiveram azar nas chaves. Número 103 do mundo, Monteiro vai encarar Timo Boll, terceiro melhor mesa-tenista da atualidade. Já Hugo Hoyama, que é o 116 do ranking mundial joga contra a lenda sueca Jorgen Persson, que já venceu o campeonato em 1991.

Pelo torneio qualificatório, o brasileiro Cazuo Mastumoto caiu no grupo 12 e jogará contra o jamaicano Samuel Lamount (número 1157 do mundo) e Igors Sidorovs (número 861). O brasileiro está atualmente na 172ª colocação no ranking. Já Gustavo Tsuboi, 206º do mundo, jogará no grupo 17 e seus adversários serão o paquistanês Abdul Rahim (sem ranking anterior) e o mexicano Rafael Mendez, que atualmente ocupa o 803º posto.