UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/05/2007 - 13h49

Brasileiros do badminton perdem; Canadá confima favoritismo

Da Redação
Em São Paulo

Mais uma vez os brasileiros do badminton não conseguiram bons resultados na competição internacional que serve de preparação para os Jogos Pan-Americanos do Rio. O Brasil terminou apenas na sexta colocação o Torneio Pan-Americano de Badminton por Equipes, encerrado neste final de semana no Canadá.

A equipe brasileira estava no grupo A formado por Canadá, Trinidad e Tobago e México. Já no grupo B estavam Estados Unidos, Peru, Guatemala e Porto Rico. No confronto contra Trinidad e Tobago venceu fácil, ganhando por 5 a 0. Já contra o Canadá, a seleção brasileira levou o troco e foi derrotada também por 5 a 0.

Se os brasileiros estavam competindo em igualdade com o México, Guatemala, Trinidad e Tobago e Peru, lutando para conquistar ao menos uma medalha em torneios internacionais, o Canadá parece não ter adversários. Além de vencer o Torneio Pan-Americano de Badminton por Equipes, foram os grandes campeões no Pan-Americano Adulto de Badminton. Das cinco finais programadas, os canadenses participaram de todas e ficaram com o título em quatro delas.
OS FAVORITOS
CANADÁ NOS JOGOS
A decisão na busca por uma vaga na semifinal da competição ficou mesmo para o confronto contra o México. O Brasil venceu os dois primeiros jogos no masculino (simples e dupla) e perdeu os dois femininos. Na partida que definiria o confronto dos dois países, os mexicanos levaram a melhor e eliminaram os brasileiros.

Abatidos com os resultados, os brasileiros foram para a disputa de quinto e sexto lugares contra a Guatemala. Foram derrotados e terminaram a competição na sexta colocação.

O final do torneio por equipes foi entre Canadá e Estados Unidos. Os donos da casa levaram a melhor e venceram a seleção norte-americana por 3 a 1. O Peru terminou em terceiro e o México na quarta colocação.

Na avaliação do técnico da Seleção Brasileira de Badminton, Luiz de França, as dificuldades para esta competição já eram esperadas, mas a esperança por melhores resultados fazia parte da equipe brasileira.

"Sabíamos de nossas dificuldades para este torneio por equipes. Teríamos que nos superar e estávamos com esperança de fazer parte das semifinais. Infelizmente perdemos para o México e ficamos fora. Esperamos ir melhor nas próximas competições antes do Pan", comentou o técnico.

A Seleção Brasileira de Badminton retorna nesta segunda-feira para o Brasil e retoma as rotinas de treinamento visando o próximo torneio internacional que acontecerá no Surimane em junho.