UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/05/2007 - 12h50

Importada, pista do velódromo do Pan começa a ser montada

Da Redação
Em São Paulo

Projetada na Holanda por uma empresa especializada, a pista do velódromo do Pan-Americano - de 250 metros de extensão e feita em pinho siberiano (um tipo de mármore vindo do Canadá) - começou a ser montada nesta quinta-feira e tem previsão de finalização em cinco semanas. Dez técnicos estrangeiros farão o serviço da montagem. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a estrutura atende às exigências de entidades nacionais e internacionais.

O velódromo, localizado na Cidade dos Esportes no Autódromo de Jacarepaguá, vai receber as competições de ciclismo e patinação de velocidade dos Jogos Pan-Americanos.

O secretário municipal de Obras, Eider Dantas, visitou o local e considerou a obra "um grande desafio". O Velódromo do Rio foi inicialmente planejado para ser apenas provisório, mas a prefeitura decidiu deixar o equipamento para a cidade, tornando-o permanente e disponível para o treinamento de atletas de ponta após o Pan.

Quatro dos técnicos que montarão a pista já estão organizando as peças que vão compor a estrutura. Os demais chegam ao Rio na próxima segunda-feira, dia 21, para fazer a montagem. De acordo com eles, são necessários oito meses apenas para transformar a madeira nas peças da pista, num processo que inclui o corte das tábuas e os cálculos do encaixe mais adequado.

Para isso, a empresa utiliza um programa de computador especial, que calcula e desenha as dimensões exatas e a quantidade de madeira utilizada. Essa mesma equipe foi a que construiu e instalou a pista do velódromo erguido em Atenas, por ocasião das Olimpíadas de 2004.

A Secretaria Municipal de Obras já realizou 80% das obras de construção do Velódromo na Cidade dos Esportes, com investimento de R$ 12 milhões e projeto desenvolvido pela Secretaria Especial Rio 2007, em parceria com a RioUrbe. Mais de 200 operários executam os serviços, com o acompanhamento diário de engenheiros, arquitetos e técnicos. A previsão é de que as obras, iniciadas em outubro de 2006, terminem no final de junho.

Além do Velódromo, a Cidade dos Esportes abriga ainda outros três equipamentos esportivos permanentes: o Autódromo Nelson Piquet, o Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Olímpica Multiuso - os dois último também destinados ao Pan Rio 2007.