UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/05/2007 - 11h36

Após bater Cuba em "Pan caseiro", Venezuela pensa no Pan do Rio

Da Redação
Em São Paulo

As 949 medalhas conquistadas nos Jogos da Alba, que terminaram neste final de semana, pela Venezuela deram ao país do presidente Hugo Chávez confiança para a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. É isto o que diz o presidente do Comitê Olímpico Venezuelano, Eduardo Álvarez e a vice-ministra dos Esportes, Juana Suárez.

"Os Jogos da Alba serviram como forma de melhorarmos as condições competitivas, criatividade e resistência dos atletas. Garantimos, assim, o êxito nas provas e nas modalidades. Todas de olho no Pan-Americano", afirmou Suárez, uma das organizadoras deste "pan caseiro", com 31 países.

A Alba é uma organização criada por Chávez e Fidel em contraposição ao bloco econômico defendido pelos EUA para a América, a Alca. O evento, em sua segunda edição (a primeira foi em Cuba, em 2005), é uma propaganda para o bloco político.

Neste ano, a Venezuela conseguiu 280 medalhas de ouro, 308 de prata e 361 de bronze. Cuba, tradicional rival dos norte-americanos por medalhas em Pans, foi apenas segunda; 200 de ouro, 103 de prata e 66 de bronze.

"Estes Jogos vão servir para rompermos limites geográficos. Ainda tivemos a oportunidade de conseguir excelentes resultados em uma competição com mais de 5000 atletas e 31 países participantes", disse Eduardo Álvarez.

O Brasil competiu com a seleção de boliche, que teve sete medalhas (uma de ouro) e beisebol, que voltou sem medalhas.