UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/05/2007 - 18h47

Brasil conquista ouro e prata no mundial de pentatlo moderno

Felipe Mendes
Em São Paulo

As brasileiras que competirão no pentatlo moderno dos Jogos Pan-Americanos 2007, Yane Marques e Larissa Lellys, terminaram com o ouro e a prata, respectivamente, na estréia do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, nesta segunda-feira. A prova teve início às 8 horas, no Complexo Esportivo de Deodoro, e só terminou por volta das 17h.

Yane, que ficou em segundo lugar no tiro, na natação e no hipismo e terceiro na esgrima, cruzou na primeira colocação a linha de chegada da corrida. A combinação dos resultados foi suficiente para conquistar a medalha de ouro.

A atleta pretende continuar no mesmo ritmo até o Pan: "Espero continuar nos Jogos Pan-americanos a boa prova que comecei hoje. A corrida continua sendo meu 'calo', deixei a desejar, mas nas outras provas fui bem".

Divulgação
Larissa Lellys (e) e Yane Marques (d), dominaram o Mundial de pentatlo moderno
Ambas as atletas, que competiram na categoria Open, venceram inclusive as participantes da categoria militar. A italiana Alessia Mancini foi a campeã nesta categoria e terceiro lugar no geral.

De acordo com o diretor técnico da modalidade, João Gustavo, as brasileiras surpreenderam: "Foi mais do que o esperado. Elas responderam muito bem ao treinamento do Pan e acabaram ficando nas primeiras posições", avaliou.

O evento, que foi disputado no local em que os atletas disputarão o Pan 2007, também serviu para analisar as condições de competição e os equipamentos que os atletas utilizarão nos jogos continentais. Alvos de tiro, raias, blocos de partida da piscina e a pista de esgrima foram alguns dos avaliados. Para João Gustavo, o resultado foi satisfatório: "Está tudo certinho", comentou.

Yana Marques também aprovou as instalações: "As instalações do Centro Esportivo de Deodoro são nota dez, excelentes. O estande de tiro é excepcional, tem ótima iluminação. Espero representar bem o Brasil novamente daqui a dois meses".

Nesta terça-feira começa a disputa masculina. Entre os 30 atletas confirmados, estão Daniel Santos e Wagner Romão, os representantes do Brasil no Pan. Eles brigarão pelo título com atletas da Bielorrússia, Suíça, Ucrânia, Letônia, Itália, Uruguai, Polônia, Lituânia e Chile.