UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

05/05/2007 - 09h02

Vela, vôlei de praia e triatlo fogem da Vila e do trânsito

Bruno Doro
No Rio de Janeiro

Atletas de três modalidades não ficarão na Vila Pan-Americana durante o Pan do Rio de Janeiro: vela, vôlei de praia e triatlo. O motivo é a distância entre as sedes e a Vila. Os três esportes vão ficar alojados em hotéis na zona sul e no centro do Rio de Janeiro.

"Nós, por exemplo, vamos ficar no Hotel Glória, que é ao lado do local de competição. Se ficássemos na Vila, iríamos perder 1h30 a cada deslocamento, o que torna inviável a logística dos atletas durante a competição", explica Walter Bodenner, chefe da delegação de vela no Pan.

O caso é o mesmo do triatlo e do vôlei de praia, que serão disputados na praia de Copacabana. Os triatletas ficarão hospedados no hotel Miramar e os jogadores de vôlei, no Leme Palace. Nos três hotéis será montada uma infra-estrutura pelo COB, para que os atletas tenham os mesmos serviços oferecidos na Vila.

"Nesses hotéis nós iremos montar uma extensão dos serviços oferecidos na Vila, como atendimento médico e transporte, por exemplo", disse José Roberto Perillier, gerente geral de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro.

O caso da vela é ainda mais necessário do que os outros dois esportes. A maior parte dos atletas vão chegar em cima da hora para o Pan-Americano. O vilão no caso é o Mundial da Isaf (Federação Internacional de Vela), que será disputado no começo de julho, em Cascais, em Portugal.

A competição é considerada a mais importante da temporada pela maioria dos velejadores, pois vale vaga para o país nas Olimpíadas de Pequim. "A maior parte da equipe vai estar focada em Cascais e só vamos começar o treinamento intensivo para o Pan depois do Mundial, no dia 15 de julho", explica Bodenner.

Dos 11 barcos e 16 velejadores que irão representar o país no Pan, cinco velejadores, de cinco barcos diferentes, estarão em Portugal. "O Xandi (Alexandre Paradeda) vai estar competindo em Cascais em outra classe (470), assim como o Robert Scheidt", lembra Boddener.