UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

03/05/2007 - 13h58

No beisebol, Brasil vence a terceira nos Jogos da Alba

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de beisebol obteve nesta quarta-feira, na Venezuela, sua terceira vitória nos Jogos da Alba, evento criado para fortalecer a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas) e que reúne países americanos. A competição está em sua segunda edição e é organizada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez.

A última vítima brasileira foi a equipe de Aruba, que perdeu por 4 a 3. Esse foi o terceiro triunfo em quatro jogos já realizados pelo time brasileiro. Antes, havia vencido Colômbia (3 a 1) e Nicarágua (9 a 1), e caído diante da anfitriã Venezuela por 18 a 1.

Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta Cuba. Depois, pela primeira fase, ainda encara Panamá e Porto Rico.

No duelo contra Aruba, embora os três arremessadores brasileiros tenham sofrido apenas uma rebatida válida, os erros da defesa ajudaram o adversário a marcar os três pontos. O ataque, por sua vez, conseguiu manter o ritmo da vitória sobre a Nicarágua e registrou oito rebatidas.

Com os resultados obtidos até agora, o Brasil aparece em quarto lugar no beisebol, atrás de Panamá, Venezuela e Cuba. No quadro geral de medalhas, Cuba aparece em primeiro lugar, seguida de perto pelos anfitriões.

Os cubanos levaram boa vantagem nas disputas do tiro e da luta, enquanto a Venezuela acumulou triunfos na esgrima (com uma vitória na final feminina do florete por equipes sobre o Brasil) e no levantamento de peso.

Quadrangular

Panamá, Cuba, Venezuela e Nicarágua disputarão um quadrangular de beisebol em junho como forma de preparação para os Jogos Pan-Americanos. A competição será realizada em Panamá, capital federal do país homônimo.

Presidente da federação panamenha da modalidade, Franz Wever confirmou o torneio para o estádio nacional Rod Carew, em entrevista ao jornal "Crítica". "O evento será de grande importância para nossas equipes visando o Pan-Americano", comentou o dirigente.

Os treinamentos da equipe de Panamá começarão assim que a delegação retornar da Venezuela. Segundo Wever, seis jogadores se somarão ao time. Existe também a possibilidade do reforço de técnicos cubanos que hoje trabalham com a seleção da Venezuela.