UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/04/2007 - 14h18

Brasil leva um bronze nos Jogos de Alba; Venezuela tem 26 ouros

Felipe Mendes
Em São Paulo

"Los rojitos" eram maioria na cidade de Barquisimeto no último sábado. O público, caracterizado pelos trajes vermelhos em apoio ao presidente venezuelano Hugo Chávez, cantou canções guerrilheiras em homenagem a Augusto Sandino, líder revolucionário da Nicarágua, e outros ícones da esquerda latino-americana. O tom era de um ato político, mas tratava-se da abertura dos Jogos Esportivos da Alternativa Bolivariana para os Povos da América, ou os "Juegos de la Alba", espécie de Pan alternativo criado pelo venezuelano Chávez e o cubano Fidel Castro.

EFE
Jovens ensaiam coreografia para as cerimônias de abertura e encerramento
EFE
O vice cubano, Carlos Lage, e o presidente boliviano, Evo Morales, após correrem
EFE
A cidade de Barquisimeto está erguendo um estádio para a Copa América de futebol
CHÁVEZ MONTA PAN ALTERNATIVO

A segunda edição dos Jogos, que acontece de 28 de abril a 12 de maio, receberá 4.000 atletas de 31 países para disputar 37 modalidades oficiais e oito de exibição, como bolas criollas (uma espécie de bocha) e o dominó.

Dos milhares de competidores, o Brasil se colocará cerca de 50 atleta na disputa, incluindo sua seleção masculina de beisebol. Mesmo assim, a delegação verde-e-amarela não irá passar em branco. Isso porque entre as 160 medalhas já distribuídas, um bronze é brasileiro.

Por enquanto, disparada em primeiro lugar, está a Venezuela com 26 medalhas de ouro, 31 de prata e 26 de bronze. Com 20 medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze está a aliada de Hugo Chávez, Cuba. Resumido a uma medalha, o Brasil divide a última colocação com Equador e El Salvador.

A principal fonte de medalhas venezuelanas, entretanto, não é olímpica. Trata-se do kempo, uma modalidade de arte marcial, que rendeu 22 ouros para os anfitriões. Já os cubanos conseguiram seus principais êxitos nos saltos ornamentais e halterofilismo. Somadas, as medalhas dos dois esportes, o país de Fidel conquistou 13 ouros.

Também foram realizadas as disputas de futebol, basquete, esgrima. Foi nesta última que o uniforme verde-e-amarelo subiu ao pódio. Tais Rochel dividiu o espaço reservado ao terceiro lugar com a cubana Laura Bassanet, uma vez que basta chegar à semifinal para garantir o bronze.

Outra vitória do Brasil ocorreu no beseibol, esporte bastante popular e praticado pelo presidente Hugo Chávez. Encarando o compromisso como uma preparação para o Pan, a seleção brasileira derrotou a Colômbia por 3 a 1.

Não são, porém, só os brasileiros que estão fazendo dos Jogos de Alba um termômetro para os Jogos Pan-Americanos. A cubana, campeã mundial e olímpica de lançamento de dardo, Osleydis Menéndez, afirmou: "Não tinha competido ainda este ano. Na Venezuela vou competir em ritmo reduzido para me testar a dois meses do Pan". Para esta segunda-feira está programada a disputa de 11 modalidades.

Copa América: futebol no país do beisebol
Além do evento esportivo, que se assemelha aos Jogos Pan-Americanos, a Venezuela está se preparando para sediar outro evento esportivo de grande porte: A Copa América.

Programada para acontecer entre os dias 26 de junho e 15 de julho, a competição reforça o investimento que Chávez tem feito no esporte.
Acontece que, sem muita tradição no futebol, o país não tinha a infra-estrutura necessária para receber os jogos. Por conta disso, US$ 700 milhões (cerca de 1,5 bilhão de reais) estão sendo utilizados para erguer, a toque de caixa, estádios pelo país.