UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/04/2007 - 19h44

Odepa inclui mais seis equipes no futebol do Pan-2007

Da Redação
Em São Paulo

A Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) anunciou, nesta quinta-feira, que mais seis equipes - quatro masculinas e duas femininas - disputarão o torneio de futebol dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A decisão foi tomada pelo presidente da entidade, Mário Vázquez Raña, após contatos com a Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf), a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) e o Comitê Organizador do Pan (Co-Rio).

O número de seleções que disputarão o torneio masculino de futebol do Rio 2007 aumentou de oito para 12, sendo seis equipes da Concacaf e seis da (Conmebol). Anteriormente, cada confederação teria quatro representantes.

Já na disputa feminina, o número de participantes aumentou de oito para dez. Concacaf e Conmebol terão cinco representantes cada, um a mais do que antes.

Com a decisão, o Co-Rio terá de refazer a programação esportiva do futebol (masculino e feminino). Por isso, a venda de ingressos deste esporte não começará à 0h desta sexta-feira. O Co-Rio anunciará em breve a nova data de início da venda dos ingressos do futebol.

O regulamento do torneio masculino de futebol dos Jogos Pan-americanos determina que as equipes disputantes deverão inscrever equipes até a categoria sub-20, com liberação de inscrição de até três jogadores acima desta idade.

O presidente do Co-Rio e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, reiterou que os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Nacionais de Futebol têm plena autonomia para a seleção de suas equipes, respeitando-se os regulamentos estabelecidos.

O torneio feminino não tem limitação de idade. Por ser o país-sede, o Brasil tem garantida uma das vagas da Conmebol tanto na competição masculina como na feminina de Futebol.

O Co-Rio já recebeu a confirmação das 12 equipes da competição masculina. Pela Conmebol: Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Pela Concacaf: Estados Unidos, Jamaica, México, Costa Rica, Haiti e Honduras.

De qualquer forma, o futebol pode ser esvaziado pela intenção das federações sul-americanas de utilizar equipes sub-17 no lugar de seleções sub-20, como é permitido pelo regulamento da competição continental.

Para a competição feminina, o Co-Rio já recebeu a confirmação das equipes da Concacaf, que são os Estados Unidos, Jamaica, Panamá, México e Canadá.