UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/04/2007 - 18h35

Legião de estrangeiros participa do Troféu Brasil de natação

Das agências internacionais
Em Rio de Janeiro

Dezoito nadadores estrangeiros se juntarão aos brasileiros de 1º a 6 de maio no Troféu Brasil, equivalente ao Campeonato Brasileiro do esporte, que servirá como última seletiva para os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro.

A competição, agora chamada de Maria Lenk - em homenagem à ex-nadadora morta em abril-, terá como destaque Ryan Lochte, duas vezes medalhista olímpico em Atenas e medalha de ouro no Mundial de Melbourne deste ano nos 200m costas. Ele, único norte-americano no Troféu, também é recordista mundial dos 100 e 200m costas e dos 200m medley em piscina curta (de 25 metros).

No feminino, o destaque estrangeiro é a sueca Therese Alshammar, recordista dos 50m livre em piscina curta, com 23s59, marca conquista há sete anos no Mundial de Atenas. A argentina Georgina Bardach, bronze nos 400m medley nos Jogos Olímpicos, chega ao Rio depois de ter batido o recorde sul-americano da brasileira Joanna Maranhã nos 200m medley. Outra argentina, Cecilia Biagioni retorna ao Troféu Brasil depois do ouro em 2006 nos 400m livre.

Serão ao todo 12 argentinos no evento - o maior número entre os estrangeiros. Além da sueca Alshammar, a alemã Marietta Uhle, que disputará a prova dos 200m livre, estará nas piscinas ao lado do marido, o nadador brasileiro Gabriel Mangabeira.

Veja a lista dos estrangeiros:

- Alemanha: Marietta Uhle
- Argentina: Georgina Bardach, Cecilia Biagioni, Esteban Paz, Esteban Espinosa, Sergio Ferreyra, Carlos Trossero, Florencia Ghione, Bruno Ferreira, Mariano Caviglia, Gustavo Pascheta, Federico Scribano e Joaquín Belza
- Chile: Kristel Kobrich
- Estados Unidos: Ryan Lochte
- Peru: Nora Miroquesada Woll e Óscar Jahnsen Madico
- Suécia: Therese Alshammar