UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/04/2007 - 17h04

Conmebol decide que sul-americanos terão time sub-17 no Pan

Das agências internacionais
Em Assunção (Paraguai)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) revelou que suas seis seleções que deverão participar dos Jogos Pan-Americanos de 2007 serão compostas de atletas sub-17.

O motivo alegado ao Comitê Organizador dos Jogos para que não fossem inscritos os jogadores de até 20 anos é que a maioria destes atletas já é considerada profissional e seria necessária uma autorização da FIFA.

"Além disso, quatro seleções (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) se comprometeram a participar do campeonato mundial sub-20, que acontece paralelamente ao Pan, no Canadá", indicava o comunicado do secretário geral da Conmebol, Eduardo Deluca, enviado ao Co-Rio.

"Estamos comprometidos com a Confederação Brasileira de Futebol que solicitou nossa participação nos Jogos Pan-Americanos, mas sob as condições assinaladas", diz o comunicado da Conmebol.

Soma-se a isso o fato de os seis primeiros colocados do Sul-Americano sub-17 (Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela), realizado em 2006, no Equador já estão se preparando para o Pan.

Entretanto, uma nota de autoria do Co-Rio afirmava estar "plenamente de acordo" com a decisão assumida em 30 de março pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana), que definiu a participação da categoria sub-20 com três jogadores mais velhos.

Carlos Nuzman, presidente do Co-Rio, e que defende a participação dos jogadores de até 20 anos, ainda afirmou: "esperamos ter o futebol masculino abrilhantando os XV Jogos Pan-Americanos".