UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/04/2007 - 23h50

Fiorilli e Nilceu vencem etapas da Volta de SP, teste para Rio-2007

Da Redação
Em São Paulo

O primeiro dia da Volta Ciclística de São Paulo, que deve definir a equipe brasileira de ciclismo de estrada para o Pan-Americano do Rio de Janeiro, começou neste domingo com vitórias de um veterano, Nilceu Santos, e de um novato, Tiago Fiorilli.

Santos, paranaense de 29 anos e líder do ranking nacional, venceu a primeira etapa, disputada na manhã deste domingo no autódromo de Interlagos. Atleta do time de São José, ele completou a etapa de 21.460 metros em 26min39seg, conquistando sua sexta vitória no circuito paulistano nos últimos anos. Em segundo chegou Rafael Adriato, de Santos, e Kleber Ramos, de São Bernardo.

A segunda etapa, com 88,5 km e disputada com chuva forte, foi vencida por Fiorilli, de 23 anos, no sprint final. O ciclista de São Bernardo já tinha vencido a mesma etapa da Volta de São Paulo no ano passado. "Estou muito feliz por ter ido melhor no sprint. Chegamos juntos e com a chuva fica perigoso você cair ou sofrer um acidente", comentou o atleta, nascido em Guaratinguetá. "Fizemos um revezamento no trecho de fuga e deixamos para decidir o mais rápido só na chegada."

O cearense Tonho Nascimento, de Santos, chegou em segundo lugar, seguido pelo catarinense Magno Nazaret, de São José dos Campos. "A chuva atrapalhou bastante", lamentou Tonho. "Passei num buraco e soltou a corrente da bicicleta. Tive de me esforçar mais na chegada."

A caravana segue nesta segunda-feira, por volta das 7 horas, para Atibaia, passando pelas Rodovias dos Tamoios, Carvalho Pinto e D.Pedro I, com um percurso de 108,7 km. A chegada prevista para as 9h40 na Praça Claudino Alves ao lado da Igreja Matriz.

Em sua quarta edição, a competição conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e terá 1.253,26 quilômetros de prova e 1.558,26 quilômetros de percurso total, contando com os trechos neutralizados. Até o próximo domingo, os atletas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela serão atração em importantes rodovias do Estado e passarão por mais de 70 cidades.

A competição deve definir os últimos convocados para a equipe brasileira que vai disputar as provas de ciclismo de estrada no Pan do Rio, em julho. "A Volta é uma competição exigente e uma atuação convincente pode garantir a convocação do atleta para o Pan. Existe um grupo pré-selecionado, mas um bom desempenho agora pode ter um peso decisivo", admite o técnico Mauro Ribeiro, da seleção brasileira.

A lista dos atletas convocados para o Pan deverá ser anunciada no início de maio pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Por enquanto, o único garantido é o paranaense Luciano Pagliarini, profissional da equipe espanhola Saunier Duval.