UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/04/2007 - 18h31

Luciana Coutinho vence canadense no Aberto do Brasil

Da Redação
Em São Paulo

A mesa-tenista de Brasília, Luciana Coutinho, conseguiu um excelente resultado pela primeira rodada qualificatória do torneio feminino do Aberto do Brasil de tênis de mesa. Luciana derrotou a canadense Cynthia Paulin por 4 sets a 2. Coutinho enfrentará agora a japonesa Yuki Nonaka para saber contra quem jogará na chave principal do Aberto do Brasil. "Vai ser um jogo difícil, pode que complica para mim", comenta a atleta de 17 anos.

Divulgação
Luciana Coutinho, mesa-tenista de Brasília, derrotou a canadense Cynthia Paulin.
Duas das grandes promessas brasileiras não começaram bem o Aberto do Brasil. Gabriela Kock e Karin Fukushima, da seleção juvenil, foram derrotadas respectivamente por Park Cha Ra e Moon Bo Sun pela primeira rodada. Depois de vencer Karin Fukushima, a coreana Moon Bo Soon venceu a também brasileira Carina Murashige.

"As coreanas são mais experientes e tem um backhand forte. Tinha que ter atacado mais", disse Karin Fukushima. Para Gabriela Kock, que sofre com uma forte gripe, a velocidade é o diferencial. "A velocidade da bola dela era impressionante, o backhand também complicou meu jogo.", afirmou a mesa-tenistas de 17 anos.

A coreana An Cho Rong derrotou duas brasileiras e avançou para a fase principal da competição. Na primeira partida, Rong venceu Maira Ranzeiro por 4 a 1 e em seu segundo jogo do dia, Rong venceu Karin Sako, uma das brasileiras que disputam vaga nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, por 4 a 2.

Com a presença de grandes estrelas do esporte mundial no Aberto do Brasil de tênis de mesa, dezesseis brasileiros estão disputando a competição individual masculina, destaque para o oito vezes campeão Pan Americano, Hugo Hoyama e para Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi. O Aberto do Brasil faz parte do Circuito Internacional e vai até o dia 15 de abril.

A venda de ingressos para o Pan será feita pela Internet através do site www.ingressosrio2007.org.br, que deverá estar no ar a partir da 0 h (de Brasília) do dia 27 de abril. O limite de ingressos que podem ser adquiridos é amplo: seis por evento e por pessoa. Quem realizar a compra até o dia 20 de junho receberá as entradas em casa, pagando mais R$ 3,50 como taxa de entrega. Depois disso, terá de retirá-las nas bilheterias.
INGRESSOS
"Meu objetivo é jogar bem, não penso em vitória ou derrota. Quero aproveitar esse Aberto do Brasil para me concentrar e procurar usar táticas de jogo que poderei utilizar no Pan. O nível técnico é muito alto e, apesar de os nossos principais adversários no Pan não estarem neste torneio, vai ser uma oportunidade boa de ver o que ainda é preciso melhorar", afirma Hoyama.

No feminino, os holofotes brasileiros estão voltados para Lígia Silva, a única brasileira já classificada para o Pan do Rio, em julho. Karin Sako, Carina Murashige e Mariany Nonaka ainda convivem com a tensão de uma vir a ser preterida para os Jogos do Rio (apenas três representarão o Brasil).

"O campeonato serve como preparação. Todos os torneios até o Pan serão assim.", afirma a número um do ranking brasileiro, Lígia Silva. Entre os nomes internacionais Gao Ning e Yang Zi de Singapura são os destaques no masculino. No feminino, sete mesa-tenistas Top 20 estão disputando o torneio.