UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/03/2007 - 17h18

Porto Rico pensa em mandar colegiais para o basquete do Pan

Das agências internacionais
Em San Juan (Porto Rico)

A Federação de Basquete de Porto Rico ameaça mandar jogadores colegiais na seleção masculina para a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, entrando em choque com as intenções do comitê olímpico local.

Héctor Reyes, responsável pela administração do basquete do país, descartou contar com suas principais estrelas na competição. Mas Héctor Cardona, presidente da entidade superior, pediu um esforço maior. "Queremos uma representação digna", afirmou.

AFP
Arroyo (e) já tem presença negada no Pan; Barea (d) ainda é opção para ser incluído
A declaração de Cardona veio em resposta à idéia de Reyes de enviar ao Rio um time com alguns jogadores adultos da liga regional e outros colegiais ou universitários. Cardona considerou que "os jogadores escolares são inaceitáveis para o Pan". "Estes Jogos são os mais importantes depois das Olimpíadas".

Em Santo Domingo-2003, Porto Rico levou a medalha de bronze, enquanto o Brasil conquistou o ouro e a República Dominicana levou a prata.

O armador Carlos Arroyo, do Orlando Magic, o pivô Daniel Santiago, do Unicaja Málaga-ESP, e o ala-armador Larry Ayuso, do Split-CRO, já têm presença descartada de antemão.

"Certamente eles não vão. Não conto com eles desde o princípio. Precisamos deles para outros eventos", disse Reyes, que prioriza a disputa do Pré-Olímpico de Las Vegas, no final de agosto. "Eles saem de seus campeonatos regulares extenuados."

Jogadores como o armador Filiberto Rivera, que atua no basquete alemão, e outros de seu nível terão suas situações analisadas ao final da temporada, dependendo do desgaste que sofrerem. Por outro lado, Reyes indicou que os jovens José Juan Barea, do Dallas Mavericks, o ala Ricky Sánchez e o pivô Peter John Ramos, estes dois "draftados" por equipes da NBA e em atividade na liga de desenvolvimento norte-americana, podem ser incluídos na lista.

Ainda assim, o presidente da federação porto-riquenha afirmou que terá uma "equipe competidora", comparando-a à que conquistou o ouro nos Jogos da América Central e do Caribe, em 2006, na Colômbia.