UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/01/2007 - 13h28

Inspetor da Odepa mantém discurso e elogia obras

Bruno Doro
No Rio de Janeiro

Presidente da Comissão de Coordenação da Odepa (Organização Desportiva Pan-americana) para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o uruguaio Julio Maglione começou nesta quarta-feira mais uma ronda de inspeção pelas instalações que serão usadas no evento. Mais uma vez, também, o discurso foi de conciliação e cheio de elogios para a organização brasileira.

EX-ORGANIZADOR DO PAN: "NUZMAN AMARGA NO RIO"
Responsável pelos Jogos de Santo Domingo-2003, José Joaquin Puello agora passa para o papel de quem atira pedras na vidraça. E alfineta o presidente do COB e do comitê organizador dos Jogos do Rio, Carlos Arthur Nuzman.

"Agora ele está provando o remédio amargo que tomei quando era o organizador", afirmou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
LEIA MAIS
"O Rio de Janeiro está construindo instalações que vão atender às necessidades dos Jogos. Os estádios foram todos pensados e projetados no nível mais avançado internacionalmente e estou satisfeito com o que vi até agora", afirmou.

Um detalhe: Maglione comentou as instalações após ver apenas as obras da Arena Multiuso, para basquete e ginástica, e do Parque Aquático. No começo da tarde, visitou, ao lado do presidente do Comitê Organizador e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. E ainda tem marcada inspeção no complexo do Maracanã.

Logo após as declarações de Maglione, Nuzman fez questão de ressaltar sua satisfação com o ritmo das obras. "O que vimos aqui é extraordinário. Estamos vendo a evolução e tenho que aplaudir a prefeitura por esse esforço", disse.

Bruno Doro/UOL
Dirigente visita as instalações do Parque Aquático e fala em "ritmo extraordinário"
Em duas semanas, desde a última visita aberta à imprensa no Autódromo, a evolução foi grande. A Arena Multiuso já está coberta e as piscinas, tanto a oficial como a de treinos, já estão prontas. Segundo o Secretário Especial para o Pan da Prefeitura, Ruy Cezar, 100% das estruturas do Parque Aquático estão prontas e a previsão de entrega é de 60 dias.

Em todo o complexo, 1014 operários trabalham nas três instalações e, no entorno, mais 526 executam obras de infra-estrutura, como o recapeamento da avenida que dá acesso ao complexo.

Em agosto, o discurso da Odepa foi o mesmo: o inspetor esteve em cinco sedes, Complexo do Autódromo, Vila Pan-Americana, estádio João Havelange, Marina da Glória e Complexo do Maracanã e ao fim da incursão, o uruguaio passava tranqüilidade.

"Na última visita [em maio], estava preocupado com o Maracanãzinho. Mas agora a preocupação diminuiu porque as obras estão em plena atividade", declarou.