UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

08/01/2007 - 17h01

Seletiva final define vagas de tênis de mesa do Pan nesta semana

Da Redação
Em São Paulo

A seletiva final de tênis de mesa para definir os atletas que defenderão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em julho, será realizada a partir desta terça-feia em Capivari, no interior paulista.

Três atletas do masculino e três do feminino serão classificados. O experiente mesa-tenista Hugo Hoyama, recordista nacional em Pan-Americanos com oito medalhas de ouro, está entre os principais favoritos para defender mais uma vez as cores brasileiras na competição continental.

Hoyama acredita estar preparado para a seletiva. "Estou treinando bem e muito confiante em poder obter a classificação na mesa. Conheço bastante meus adversários e desde já vou atuar como quero: bem concentrado, impondo meu ritmo de jogo e não dando muitas chances aos adversários", comentou. "Sei que todos as partidas serão difíceis, haverá também o fator calor, que poderá atrapalhar um pouco, principalmente na concentração, por isso terei que usar muito da minha experiência para vencê-los", explicou.

A principal motivação do mesa-tenista é se tornar recordista isolado de medalhas no Pan. "Como todos sabem, meu objetivo maior é tentar me tornar o maior recordista de medalhas de ouro em Pan, pois atualmente estou empatado com o Gustavo Borges com oito, por isso não quero dar chances ao azar e ficar de fora", afirma Hoyama, que após a seletiva final irá para a Europa participar de dois torneios. "A seletiva de Capivari servirá como preparação para disputar os Abertos da Croácia e Eslovênia".

A intenção de Hoyama é fazer boas apresentações nestes torneios para melhorar sua posição no ranking e ser beneficiado no Pan. "Nesses Abertos, quero obter bons resultados também, pois preciso melhorar muito meu ranking mundial para eu poder ter uma chave boa no Pan", conta.

"Atualmente eu entraria como quarto cabeça, e meu objetivo é de entrar pelo menos como segundo cabeça. Para isso, terei de ultrapassar o Liu Song, da Argentina, que está em 89º lugar, e o Thiago, que está em 92º. Eu estou na 115ª posição e acredito que posso passá-los com bons resultados nos torneios que disputarei até o Pan", calculou.

Na primeira fase da seletiva, disputada em 2006 em Macaé (RJ), classificaram-se oito jogadores para disputar essa última fase: Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Bruno Anjos, Cazuo Matsumoto, Reinaldo Yamamoto, Tiago Lopez, Gustavo Tsuboi e Ricardo Kojima. Por motivo de contusão, Thiago Monteiro não disputará a seletiva, mas, devido aos bons resultados, já está convocado antecipadamente para o Pan.