UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/09/2006 - 15h19

Entre os homens, seis candidatos e nenhum classificado no triatlo

Bruno Doro
Em São Paulo

Enquanto Mariana Ohata já pode comemorar a conquista da vaga no feminino, entre os homens a definição ficará para a última prova. Nenhum triatleta já garantiu o lugar no time brasileiro e seis deles ainda podem disputar o Pan-Americano.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
Divulgação
Juraci: líder do ranking com 795,5 pontos
Os atletas disputam as vagas em uma seletiva com sete provas na temporada de 2006, mas apenas os cinco melhores resultados são considerados para a formação do ranking que definirá os três classificados.

A pontuação de cada uma das provas, porém, varia de acordo com as características de cada prova. Valem mais as que mais se aproximam da prova pan-americana.

Como as provas usadas não têm apenas brasileiros (como é o caso das etapas da Copa do Mundo), a pontuação usa uma fórmula simples. Marcam pontos apenas os brasileiros que se classificarem entre os 50 primeiros.

Se o brasileiro ficar em primeiro lugar, leva a pontuação máxima. O número de pontos é diminuído em 7,5% para cada colocação, até o 50º lugar.

OHATA GARANTE VAGA
A situação mais confortável é de Juraci Moreira. Líder do ranking com 795,4 pontos, ele tem 375 de vantagem para o quatro colocado, Antonio Marcos Silva. Como a última prova da seletiva vale 500 pontos, ele pode ser ultrapassado até mesmo pelo sexto colocado no ranking atual, Bruno Khouri, que tem 316,5 pontos.

"O Juraci é o que está com a situação mais confortável, mas ainda não está classificado. Por exemplo, se o Juraci não pontuar na última prova e os três triatletas que estão atrás dele no ranking chegarem nas três primeiras posições, formarão a equipe", explica Sérgio Amauri, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).

A vantagem de Juraci foi conquistada após uma boa temporada na Europa. Ele ficou entre os 15 primeiros colocados em duas etapas da Copa do Mundo. Na Hungria, ele ficou em 11º lugar e, na Alemanha, terminou na 12ª colocação.

"Não participava do Circuito Mundial desde as Olimpíadas de Atenas. Consegui completar duas etapas entre os top 15 do mundo. Retorno ao Brasil com o meu objetivo realizado", comemora Juraci.

Na penúltima seletiva, o melhor brasileiro foi o santista Paulo Miyasiro, que completou a etapa de Pequim, na China, em 33º lugar. Com isso, ele somou 33 pontos e pulou para o terceiro lugar, com 443,7 pontos, ultrapassando Antonio Marcos Silva, com 420,5.

O segundo colocado na lista é Virgílio de Castilho, com 483,7 pontos. Depois de Antonio Marcos, o quinto colocado é Danilo Pimentel, com 316,6 pontos. O último que ainda tem chance de classificação é o sexto colocado, Bruno Khouri, com 316,5. "Entre o segundo colocado e o sexto, tudo ainda pode acontecer", afirma Sérgio Amauri.