UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/09/2006 - 15h18

Mariana Ohata é a primeira triatleta classificada para o Pan

Bruno Doro
Em São Paulo

Divulgação
Mariana foi campeã brasileira e segunda coloca em uma etapa da Copa do Mundo
A brasiliense Mariana Ohata é a primeira triatleta brasileira classificada para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A vaga foi confirmada no último fim de semana, após a etapa de Pequim, na China, da Copa do Mundo de Triatlo.

A prova foi a penúltima seletiva para a formação do time brasileiro na competição. Mesmo sem competir, Mariana contou com o desempenho ruim de suas concorrentes para garantir um dos três lugares na equipe. Como Sandra Soldan, Carla Moreno e Ana Bocanera não pontuaram na China, mesmo que vençam a próxima seletiva, não ultrapassarão Mariana.

"Hoje, a Mariana é a única que está realmente classificada para o Pan-Americano. Ela foi a mais constante entre as quatro triatletas que disputam as seletivas e, sempre que as enfrentou, chegou na frente", analisa Sérgio Amauri, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).

Além de ter conquistado o Campeonato Brasileiro, Mariana ainda ficou entre as 15 primeiras em duas etapas da Copa do Mundo de Triatlo. Ela foi a vice-campeã da etapa de Tiszaujvaros, na Hungria, e ficou com o 11º lugar em Mazatlan, no México. No Mundial de Lausanne, na Suíça, foi a 31ª, melhor brasileira na prova.

INDEFINIÇÃO NO MASCULINO
Divulgação
No time masculino, Juraci Moreira é o líder do ranking, mas ainda não garantiu a vaga. Outros seis triatletas ainda podem ir ao Pan-Americano.
LEIA MAIS
A única atleta do país a terminar a etapa da China foi Carla Moreno, no 54º lugar. Como apenas os brasileiros classificados entre os 50 primeiros marcam pontos para o ranking, Carla não melhorou sua pontuação.

Com isso, Mariana Ohata manteve os 1130,4 pontos que tinha desde o Mundial de Lausanne, na Suíça. A segunda colocada é a carioca Sandra Soldan, com 441,4 pontos. Carla Moreno é a terceira com 408,2 e Ana Bocanera, a quarta, com 393,8.

"A última prova para definição do ranking vale 500 pontos. A Mariana não pode mais ser ultrapassada, mas a briga entre as outras três pela última vaga ainda está aberta", lembra Amauri.

A prova que vai definir as classificadas, porém, ainda não está confirmada. A etapa de Cancun, no México, da Copa do Mundo, em novembro, deve ser a última das eliminatórias, mas só será confirmada após reunião da comissão de técnicos dos atletas envolvidos. Esse encontro deve acontecer ainda nessa semana.