UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/08/2006 - 11h57

Softbol vai recorrer ao COI para recuperar status olímpico

Das agências internacionais
Em Pequim (China)

O softbol, removido das modalidades olímpicas de 2012, tem esperanças de recuperar, com uma força-tarefa, sua vaga nos Jogos de 2016.

O comitê da modalidade anunciou nesta quinta-feira que está buscando ajuda na mídia, no Comitê Olímpico Internacional e nas federações nacionais pela causa do softbol.

O objetivo é angariar apoio suficiente até 2009, quando a decisão será revista perante o COI.

"Precisamos garantir o futuro do nosso esporte pelos milhões de atletas que praticam pelo mundo afora e têm o sonho de competir nas Olimpíadas", afirmou o presidente da Fedreação Internacional de Softbol, Don Porter, em um comunicado nesta quinta-feira em Pequim, que sedia o campeonato mundial feminino da modalidade.

"Com essa nova estratégia, percorreremos um longo caminho até alcançarmos nossa meta", disse.

O softbol, uma modalidade olímpica feminina, estreou nos Jogos em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Sua última participação será nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Em uma tentativa de conter os gastos do evento, o Comitê Olímpico Internacional votou no começo deste ano por tirar o softbol e o beisebol da lista olímpica de Londres.

Entre as razões apresentadas, o Comitê alegou que o esporte é praticado somente nas Américas e na Ásia, e não a nível internacional. Casos recentes de doping no beisebol também contribuíram para a eliminação.

Porter, que tem viajado a diversos países tentando persistentemente manter o softbol nas Olimpíadas, alega que os critérios usados para cortar a modalidade são insuficientes.