Colônia holandesa projeta cinco medalhas no Rio
Com 27 medalhas conquistadas na história dos Jogos Pan-Americanos, as Antilhas Holandesas, arquipélago de cinco ilhas no Caribe, pretendem pendurar no quadro mais cinco em 2007 -uma a menos do que o recorde do país na competição.
A primeira participação do país no Pan foi em 1955, na Cidade do México. No primeiro Pan no Brasil, São Paulo-1963, os antilhanos conseguiram a melhor performance: seis condecorações. Como na época o levantamento de peso fazia sucesso no país, cinco medalhas saíram da modalidade, sendo quatro de prata e uma de bronze.
Com o passar do tempo, o levantamento de peso foi perdendo adeptos e o país ficou por sete edições terminando muito atrás no ranking. A redenção só aconteceu em 1995, quando os caribenhos voltaram a atingir a marca de seis medalhas, terminando o Pan de Mar del Plata no 13º lugar.
Foi na Argentina que a pequena ilha, que é pouco menor do que o município do Rio de Janeiro, conseguiu igualar seu recorde, com uma evolução. A grande diferença foi a medalha de ouro conquistada no caratê, modalidade que fazia sua estréia nos Jogos, por Antony Boelbaay. Para colocar a medalha dourada no pescoço o carateca competiu na categoria kumitê até 70 kg e venceu o venezuelano Jaimie Noguera na decisão.
Também no caratê, a delegação das Antilhas Holandesas conquistou um bronze em 2003, nos Jogos de Santo Domingo. O presidente do Comitê Olímpico das Antilhas Holandesas, William Millerson, foi campeão europeu da modalidade, competindo pela Holanda, em 1973, 1974 e 1975.
Outro esporte em que os antilhanos podem se destacar é no hóquei na grama, que irá ao Rio de Janeiro com o time feminino e o masculino. Eles herdaram dos holandeses (potência mundial na modalidade) o gosto pelo esporte dos bastões.
Descoberta pelos espanhóis em 1499 e colonizada pela Holanda a partir do século 17, Curaçao, a ilha principal, foi entreposto de escravos no Caribe até a abolição em 1863. Devido a esse histórico, nas Antilhas também se fala o papiamento, idioma que mistura influência do holandês, português e espanhol, o que acontece também em Aruba.
Conhecida internacionalmente por seu licor de coloração azulada, na ilha de Curaçao fica a sede do Comitê Olímpico Antilhano, fundado 1931.