UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Gunnar Ficker

Data e local de nascimento:
26/11/1954, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
87 kg / 1,86 m

Residência:
São Paulo (SP)

Classe:
Lightning

Função:
Regulador de vela (balão)

Participações em Pan-Americanos:
Caracas-83, Indianápolis-87, Havana-91, Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Rio-07

Campanha no Rio-07:
Bronze na lightning

Participações em Olimpíadas:
Nenhuma

Gunnar Ficker

Fora dos holofotes do barco brasileiro da classe lihgtning, Gunnar Ficker foi medalha de bronze no Pan do Rio. Ele chegou na última regata com chance de ser ouro, mas desperdiçou o bom momento e terminou em terceiro lugar.

Ficker normalmente fica à sombra de Cláudio Biekarck na tripulação do Lightining. Quando alguém chega para entrevistá-lo, ele logo aponta para Biekarck, com a frase pronta: "Aquele lá é que é o nosso porta-voz".

Mas nem com tanta humildade Ficker perde o status de lenda pan-americana. Ao lado de Biekarck, conquistou seis medalhas do Pan: ouro na Lightning em Caracas-1983, prata em Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999 e bronze em Indianápolis-1987, Havana-1991 e Rio-07.

Ele começou a velejar quando ainda era garoto, na represa de Guarapiranga, em São Paulo. Logo mostrou talento e, aos 17 anos, já era campeão mundial da classe Pingüim, ao lado de Joaquim Doeding.

"O Pingüim era a classe escola da minha época. Quando tínhamos 14, 15 anos, começávamos a aprender a velejar neles, assim como hoje as crianças fazem com o Optimist", conta o veterano.

A parceria com Biekarck começou cedo também, em 1978, quando Gunnar tinha 24 anos e Klaus, 27. Desde então, sempre velejaram juntos. "É um prazer poder competir com o Klaus. Ele é um grande talento".